REDES

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Galo da Madrugada é o dono da festa neste sábado


Galo da Madrugada é o dono da festa neste sábado


Foto: Teresa Maia/DP“Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
A manhã já vem surgindo,
O sol clareia a cidade com seus raios de cristal
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saudando o Carnaval”
(Galo da Madrugada – José Mário Chaves)

O maior bloco carnavalesco do mundo começou com a reunião de algumas famílias, cerca de 70 pessoas, que resolveram sair pelas ruas do bairro de São José, no Recife, para resgatar o berço do frevo e as tradições dos mascarados. Desde 1978, o desfile do sábado de Zé Pereira cresceu. Em 2005, chegou ao Guiness Book, quando um milhão de pessoas participaram do cortejo. Este ano, o Clube de Máscaras Galo da Madrugada está completando 30 anos de fundação. Para comemorar e abrir oficialmente o carnaval, 2,5 milhões de pessoas devem pular e frevar durante os cinco quilômetros do percurso do desfile.

A concentração começa cedinho, às 6h, com o café da manhã reforçado no Forte das Cinco Pontas. A saída do bloco está marcada para 10h, do mesmo local. O estandarte do Galo da Madrugada anuncia que o bloco está nas ruas. No roteiro do desfile vem então o Rei Momo, a 1ª ala de passistas, a 1ª Frevioca, a 1ª Ala de Estandartes Convidados, a 2ª ala de passistas, a 2ª frevioca, a 2ª ala de estandartes convidados, alegorias de mão, seis blocos líricos, Trio Papinha com a Orquestra Vocações, cinco blocos líricos.

Depois dos blocos líricos, o carro abre alas, vem trazendo o símbolo do carnaval, o galo gigante, que este ano mede cinco metros de altura e dois metros de largura. O Galo é feito de isopor e revestido de um papel que permite que ele mude de cor de acordo com o brilho do sol escaldante que deve brindar os foliões.

Depois do abre-alas, seguem o Carro do Passista do Galo e O Carro do Bonde do Galo (que reproduz o coreto da Praça Sérgio Loreto, em homenagem à construção da nova sede da agremiação e à adoção da Praça) com a Orquestra Som Brasil. Na lista de trios elétricos, pelo menos 22 carros: Trio Zeus (Gustavo Travassos), Trio Selva Nua (Almir Rouche), Trio Xavante (Nena Queiroga), Trio Asas da América, Trio Pileque 2000 (André Rio), Trio Governo do Estado (Alceu Valença), Trio Gladiador, Milenium, Guinness, Bombadão (Turma do Pingüim), Trio Detonador (Lima Neto), Trio Geraldinho (Geraldinho Lins), Trio Albatroz (César Araújo e Elias Ahur), Trio Mix (banda da Polícia Militar), Trio Rominho (Som da Terra) e Trio Navegador (Petrúcio Amorim e Irah Caldeira).

Com o tema Galo, máscaras e fantasias: um turbilhão de alegria, a agremiação homenageia a tradição dos antigos carnavais com muitas fantasias na rua. Os foliões são conclamados a participar. O presidente da agremiação, Enéas Freire, fez um pedido especial: “Como estamos completando 30 anos de fundação, acho que merecemos um desfile mais alegre e colorido. Portanto faço essa convocação, para que todos venham fantasiados”, disse Freire.

Confira aqui Como chegar e sair do Galo da Madrugada.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Nenhum comentário: