quarta-feira, 6 de maio de 2009

Uruguai vai ensinar português nas escolas públicas a partir de 2010

Uruguai vai ensinar português nas escolas públicas a partir de 2010
Publicado em 22.04.2009, às 16h30
A ministra uruguaia de Educação e Cultura, Maria Simón, anunciounesta quarta-feira (22) que a partir de 2010 o Uruguai ensinará o português como o segundo idioma nas escolas públicas. O anúncio foi feito durante a 12ª Conferência Ibero-Americana de Ministros da Cultura, que está sendo realizada em Portugal. As informações são da BBC Brasil.

Ainda este ano será implantado nos Centros de Línguas, locais onde as pessoas fazem cursos de idiomas estrangeiros gratuitamente, o ensino da língua portuguesa. Além do português, os Centros de Línguas já ensinam o inglês e o francês e alguns também têm aulas de alemão e italiano.

De acordo com Maria Simón, a introdução do português no currículo escolar vai ser uma forma de diminuir o abismo social no país. A ministra afirma que a inserção do idioma ocorrerá de forma gradual. Ela acredita que em cinco anos todos os estudantes uruguaios estarão aprendendo o português e em 11 o idioma será de conhecimento generalizado.

Maria Simón disse que algumas escolas poderão adiantar o processo, pois na nova legislação é reservada uma verba para cada escola por meio dos Conselhos de Participação, nos quais os pais e a comunidade se reúnem para decidir o que fazer.

O governo não pretende contratar professores brasileiros para ministrar as aulas de português, mas oferecer formação para os professores uruguaios.
by JC Recife Pe http://jc.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2009/04/22/uruguai-vai-ensinar-portugues-nas-escolas-publicas-a-partir-de-2010-185214.php

Nenhum comentário: