domingo, 25 de outubro de 2009

Fórum discute mercado editorial

Paulo Vasconcelos
Fórum discute mercado editorial
Evento faz paralelo entre teoria e prática no mundo da editoração

Eventos
PublishNews - 23/10/2009 - Redação


No dia 31 de outubro ocorre, sob o tema "Cotidiano e Teoria", o V Fórum de Editoração. O evento é organizado pelos alunos de Editoração da USP (Universidade de São Paulo), com apoio do MASP (Museu de Arte de São Paulo), da Edusp (Editora da Universidade de São Paulo) e da LIBRE (Liga Brasileira de Editoras), com o objetivo de fomentar o encontro, a reflexão e a discussão entre o público acadêmico e os profissionais da cadeia do livro e do mercado editorial. Em 2009, o Fórum chega à sua quinta edição, tendo em pauta alguns aspectos do mercado editorial brasileiro com discussões que irão abordar o cotidiano da profissão e até onde a teoria consegue ser posta em prática no dia a dia. Entre os convidados estão Maria José Rosolino, coordenadora do curso de Produção Editorial da Universidade Anhembi Morumbi; Plínio Martins Filho, coordenador do curso de Editoração da ECA-USP; Rogério Gastaldo, gerente editorial da Editora Saraiva; João Scortecci, diretor presidente do Grupo Editorial Scortecci; Carlo Carrenho, idealizador do PublishNews e publisher da Thomas Nelson. A entrada é gratuita, mas é facultativa a doação de livros usados, que serão destinados para o projeto Redigir - que dá aulas de gramática e redação para a população de baixa renda. O evento acontece no auditório do MASP (Av. Paulista, 1578. São Paulo/SP). Não é necessário fazer inscrição. Serão distribuídas senhas, com meia hora de antecedência do início de cada mesa. Confira a programação completa.

PROGRAMAÇÃO

8h - Café da manhã

8h30 - Mesa 1 - Editor: sabe o que faz ou faz o que sabe?
Nesta mesa serão abordadas as diferenças existentes entre o aprendizado acadêmico e a prática no dia a dia das editoras. Existem incoerências, quais são, por que elas ocorrem e o que pode ser feito para solucionar os problemas apresentados são alguns pontos que deverão ser contemplados.

10h30 - Coffee-break

11h - Mesa 2 - Revendo o preconceito contra o marketing
A segunda mesa pretende promover um debate acerca do marketing editorial. Mesmo sendo alvo de muita discussão e crítica, ainda há muito o que entender sobre o assunto. Devemos priorizar questões importantes como a eficiência do marketing do livro no Brasil, seu real papel no incentivo à leitura, e o descompasso muitas vezes existente entre quem "elabora o produto" e quem faz sua divulgação.

12h30 - Intervalo para o almoço

13h30 - Mesa 3 - Políticas públicas para o livro e a liberdade editorial
Prosseguindo com o intuito de formar uma visão do mercado, propusemos uma mesa sobre políticas públicas relacionadas ao livro no País. Já que o governo é o maior cliente no mercado editorial brasileiro, queremos discutir sobre a relação que se dá entre essas duas partes e compreender seus aspectos mais importantes, especialmente aqueles relacionados à liberdade editorial.

15h - Coffee-break

15h30 - Mesa 4 - Tendências da editoração no Brasil
Para encerrar o V Fórum, acontecerá uma mesa redonda sobre as grandes tendências presentes no meio editorial, chamando a atenção para o que se tem feito, em termos de qualidade, criatividade, funcionalidade, e como o produto editorial está inserido no contexto dos desejos e necessidades do momento que vivemos.

17h - Encerramento.

Convidados

Mesa 1
Moderador: Plínio Martins Filho - diretor da Edusp
Dario Luiz - Faculdades Rio Branco
Maria José Rosolino - Coordenadora do curso de Produção Editorial da Anhembi Morumbi
Paulo Werneck - editor da CosacNaify
Cristina Yamazaki - sócia da Todotipo Editorial; mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP

Mesa 2
Moderador: Maria José Rosolino - Coordenadora do curso de Produção Editorial da Anhembi Morumbi
Marcelo Levy - Diretor Comercial da Cia. das Letras
Hélio Puglia - Mestre em Administração pela FEA-USP
Maria Conceição Azevedo - Editora Peirópolis

Mesa 3
Moderador: Samira Youssef Campedelli - professora da ECA-USP
Rogério Gastaldo - Editor da Ed. Saraiva
Alexandre Faccioli - Ex-diretor Editorial das Editoras Saraiva, SM e Escala Educacional
Nilson José Machado – Professor titular e pesquisador da FEUSP Faculdade de educação da usp

Mesa 4
Moderador: Carlo Carrenho - Idealizador do PublishNews e publisher da Thomas Nelson Brasil
José Scortecci - presidente do Grupo Editorial Scortecci
Carlos Zibel - designer e professor da FAU-USP
Gabriela Dias – Editora executiva de tecnologias da Moderna

Nenhum comentário: