segunda-feira, 22 de março de 2010

Exploração dos meios digitais na Educação

by INTEWRDIDÁTICA

A importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para a sociedade pós-moderna. Especialistas brasileiros e do exterior estarão no Seminário de Tecnologia da Interdidática.



Vinda de Portugal, a professora doutora Maria João Gomes tratará dos Portifólios Digitais: das Aprendizegens dos Alunos ao Desenvolvimento Profissional dos Professores. No contexto educacional e escolar, os portifólios podem ser utilizados com focos diferenciados: centrados na escola, assumindo-se como meio de apresentação e publicitação da própria escola,; centrados nos alunos, constituindo-se como estratégia de promoção de aprendizagens e/ou de avaliação; e centrados nos professores, constituindo-se como instrumento/processo de desenvolvimento profissional e/ou de avaliação de desempenho.

Será discutido o potencial dos portifólios, particularmente dos digitais, considerando os três focos de análise referidos e reportando-nos a contextos e situações concretas de exploração dos mesmos.

Doutora em Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, Maria João Gomes é Professora e Diretora-Adjunta do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Portugal. Tem lecionado no âmbito de diversos cursos de graduação e pós-graduação, nomeadamente as unidades curriculares de “Educação e Tecnologias Multimídia” e “Ensino a Distância e E-Learning”. Autora de mais de sessenta textos na área das tecnologias da informação e comunicação na educação, entre livros, artigos e comunicações em eventos científicos. Atualmente é Diretora da Revista Eletrônica “Educação, Formação & Tecnologias” e membro do conselho de redação da “Revista Portuguesa de Educação”.

Nenhum comentário: