REDES

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

MEUS TÍTULOS NÃO SÃO BÍBLICOS SENHORA DAMARES- EXIGIMOS RESPEITO!!!!!!


https://bit.ly/2UxGOu2



Faço das palavras da amiga Dra.Jurema Sampaio as minhas palavras e creio que a de  milhares de mestres e doutores deste país!- Captura do Facebook!




Sra. Ministra Damares,
Reforçando e apoiando a carta aberta reproduzida a seguir, gostaria de declarar que meus títulos NÃO SÃO BÍBLICOS!
Me graduei pela primeira vez em 1985, com 20 anos, e pela segunda vez, em 1986, com 21 anos e uma filha na barriga.
Tornei-me especialista aos 31, com dois filhos e trabalhando em duas escolas e uma universidade, com carga de 60 horas semanais.

Obtive o título de Mestre aos 38 anos, sendo responsável por casa, família e filhos com 10 e 14 anos, respectivamente, e trabalhando em 2 universidades, além de morar a 100 km do estudo e 160 do trabalho.
O título de Doutora só veio aos 48, já divorciada, ainda sustentando dois filhos SEM nenhum auxílio financeiro do pai deles, na infeliz realidade da maioria explícita das mulheres chefes de famílias desse país machista e hipócrita em que vivemos, lecionando em 3 universidades, morando a 100km do estudo e dos trabalhos, e depois de um período morando fora do país, para o qual me preparei financeiramente por 3 anos, trabalhando insanamente e economizando o quanto pude. Um infarto e uma cirurgia de histerectomia de emergência, depois de uma hemorragia quase fatal, ainda enfrentei nesse período de quatro anos, durante o doutorado.
Levei todos esses anos para percorrer esse caminho de formação, não por minha vontade propriamente, mas por ser o que foi possível e, mais ainda, até por teimosia em enfrentar essa sociedade machista e medíocre que suas declarações grotescas espelham e ilustram.
Sustentei e formei dois filhos junto com tudo isso, em grande parte desse tempo, como já disse, sozinha.
Portanto, senhora ministra, NÃO!
Não admito esse desrespeito!
Meus títulos NÃO são "bíblicos", são reais, e foram frutos de MUITO empenho, dedicação, esforço e estudo.
Exijo respeito!
A mim e à todas as mulheres mestres e doutoras desse país, com histórias de vida semelhantes, e até mesmo mais duras que a minha, que também não têm "títulos bíblicos" e enfrentam todo tipo de revezes por ACREDITAREM NA EDUCAÇÃO COMO ÚNICO CAMINHO A SER SEGUIDO.

Assino embaixo da carta aberta dessa colega, e repasso adiante, como protesto e marco de repúdio pela sua total falta de respeito e despreparo para o cargo que ocupa, e também pelo CRIME de falsidade ideológica que a senhora comete com suas equivocadas e insanas declarações.

Reforço a fala da colega autora da carta: quer ser chamada de mestre ou doutora? Pare de falar e fazer tantas asneiras e ESTUDE!
Att.
Profa. Dra. Jurema L. F. Sampaio
.......

Título não é Bíblico.
Título de Mestra e/ou Doutora no Brasil é algo que infelizmente uma ínfima minoria consegue obter, dados os processos de exclusão social e desigualdade do país que vivemos e cujo governo atual reforça.
Quando uma mulher obtém um título de Mestra e/ou de Doutora não significa apenas que ela estudou algum assunto com base em metodologias definidas, evidências científicas e o rigor que sua área exige. Significa muito mais.
Significa que ela precisou vencer o machismo estrutural que a considera inferior ao homem mediano mesmo quando ela é uma pesquisadora fantástica, a falta de investimentos financeiros, a descrença da sociedade em sua capacidade, a desvalorização profissional, a violência da academia para com mulheres. Quando ela é uma mãe estudante, então, significa que ela muito provavelmente foi criticada, preterida em processos seletivos, sobrecarregada e, certamente, ser uma Mestra ou uma Doutora mãe neste país por si só já deveria ser motivo de reconhecimento, apoio e incentivo.
Quando a senhora, uma mulher completamente equivocada em tantos assuntos e sem preparo acadêmico algum para ocupar o cargo que ocupa, MENTE dizendo ter Mestrado em Educação quando não o tem e, ao ser questionada sobre sua mentira, afirma que "título é Bíblico", a senhora se alia ao cenário de completa desvalorização que uma Mestra e uma Doutora enfrentam, além de desonrar seu cargo. Além de cometer falsidade ideológica, o que constitui crime.
O Brasil possui milhares de Mestres e Doutores desempregados por não oferecer estrutura empregatícia que acompanhe a formação acadêmica. Faça o trabalho para o qual é paga com nosso dinheiro ao invés de proferir impropérios de toda ordem.
A senhora nos envergonha perante o mundo menosprezando os rigores do estudo acadêmico.
O título de Mestra ou Doutora não é Bíblico.
Quem o tem - como eu e milhares de outras mulheres deste país tão desigual e injusto - sentiu na pele o que é preciso fazer para tê-lo.
Ao invés de desqualificar títulos acadêmicos, preste esclarecimentos sobre as denúncias de tráfico infantil que recaem sobre a senhora.
Isso é bem mais relevante...
Quer ser Mestra ou Doutora, Sra. Damares?
Estude.
E conheça a desigualdade, iniquidade e violência contra a mulher no meio acadêmico.
Atenciosamente,
Dra. Ligia Moreiras*

*Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista, Mestra em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo, Doutora em Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina, tendo realizado meu segundo doutorado com um bebê no colo.

Nenhum comentário: