REDES

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Curso: Invenção e deslocamentos da libido: Agostinho, Freud e Foucault













Detalhes
Curso: Invenção e deslocamentos da libido: Agostinho, Freud e Foucault
Três encontros: 10, 17 e 24 de Agosto
Quando? Sábados, das 16h às 18h
Carga horária total: 6 horas.
Contribuição sugerida de 20 reais por encontro
Onde? Na Taperona (Av. São Luís, 187, 2º andar, loja 30)
Com: Aldo Ambrózio
Mais informações: cursos@taperatapera.com.br
OBJETIVO
"Vislumbrar e precisar os deslocamentos de sentido que o termo libido sofreu, quando de uma apreciação agostiniana que prescreveu a moral sexual dos membros da Igreja Católica, quando esta se tornou uma religião de Estado, e sua reutilização, pelo avesso, pela Psicanálise de matriz freudiana quando da fundação desta modalidade de pensamento e prática clínica em fins do Século XIX e início do Século XX."
"O termo libido encontra um deslocamento importante, quando observamos sua utilização na construção de uma moral sexual religiosa no período em que a Igreja Católica se torna uma religião de Estado, e, alguns séculos depois, quando é reinscrita no pensamento e prática clínica da Psicanálise de Matriz freudiana. Freud, ao construir os alicerces de uma discursividade fundamental para o pensamento moderno, apreendeu este conceito, clínico para a psicanálise, de uma maneira diversa do uso religioso. O que era sinônimo de queda, danação e motivo para a purificação, se torna, na verve freudiana, sinônimo de vida e de forja, tanto do Eu quanto dos objetos que compõe o mundo moderno que, a princípio, deveria ser dessacralizado."
DESTINADO A
Intelectuais em geral e todos aqueles que têm em Foucault e na Psicanálise instigadores da produção do seu pensamento.
CONTEÚDO
1. Sexualidade, Libido, Formação do Eu e processos de Projeção e Identificação.
2. Deslocamentos do conceito de Libido e possibilidades de travessia do Édipo ou do Fantasma: do apego ao amor.
SOBRE
Professor Dr. Aldo Ambrózio.
Pós-doutorando em História Cultural no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Membro acadêmico do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto SEDES Sapientiae. Professor de Psicologia Social e da Educação no Departamento de Ciências Sociais e da Educação (DCHE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
BIBLIOGRAFIA
BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder, cap. 3. “Sujeição, resistência, ressignificação, entre Freud e Foucault”. Belo Horizonte: Autêntica, 2019
FOUCAULT, M. Histoire de la Sexualité. Vol. IV. Les Aveux de la Chair, cap. “La
libidinization du sexe”. Paris: Galloimard, 2018
______“Sexualidade e Solidão” (online)
FREUD, Sigmund (1905). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: Obras completas de Sigmund Freud. Tradução de Paulo Cesar de Sousa. v. 6. São Paulo: Companhia das Letras,
2016.
_________. (1914). Introdução ao narcisismo. In: Obras completas de Sigmund Freud. Tradução de Paulo Cesar de Sousa. v.12. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
_________. (1915). As pulsões e seus destinos. In: Obras incompletas de Sigmund Freud. Tradução de Pedro Heliodoro Tavares. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

Nenhum comentário: