REDES

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Congresso do ANDES aprova construção da greve

imagem
Foto: Diego Balinhas | Aprofurg
Matéria colhida originalmente em PCB  http://bit.ly/2vdL5vA

Congresso do ANDES aprova construção da greve

39° Congresso do Andes aprova construção de greve docente para 2020
ADUFF – Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense
Decisão ainda terá que ser avaliada por assembleias de base, realizadas nacionalmente até o dia 13 de março; a Plenária do Tema II – ‘Plano de Lutas dos Setores’ começou na tarde de quinta e continua nesta sexta (07)
Os docentes presentes no 39° Congresso do Andes – Sindicato Nacional aprovaram, na Plenária do Tema II – ‘Plano de Lutas dos Setores’, a construção de uma greve das instituições federais de ensino e das universidades estaduais e municipais, “envidando esforços para que seja conjunta a uma Greve do Setor da Educação (básica e superior)”.
A categoria também aprovou uma resolução que fala em “envidar esforços para a construção da greve dos Servidores Públicos Federais com servidores estaduais, municipais, em articulação com entidades e organismos dos trabalhadores no primeiro semestre de 2020, tendo na greve do dia 18 de março um dia fundamental para mobilizar”.­ O 18 de março está sendo articulado nacionalmente como dia de Greve Geral da Educação.
A decisão ainda tem que passar pelas assembleias de base. O plenário do 39° Congresso aprovou por unanimidade um calendário de lutas (veja baixo) que inclui a realização de rodadas de assembleias até o dia 13 de março para deliberar sobre a deflagração da greve nas universidades, e reunião do setor das federais, estaduais e municipais do Andes-SN no dia 14 e 15 de março.
Nas falas e avaliações, o plenário defendeu a deflagração da greve docente como uma ferramenta de luta contra os grandes ataques à Educação e aos direitos dos trabalhadores promovidos pelo governo Bolsonaro, e os governos municipais e estaduais.
Os debates deram conta da crítica ao Future-se, da militarização das escolas, da reforma da Previdência na união e nos estados e dos diversos ataques à carreira docente e dos servidores públicos como um todo, como a PEC Emergencial, que se aprovada, confiscará 25% dos servidores públicos que ganham acima de três salários mínimos – o que afeta professores das universidades e institutos federais.
39° Congresso do Andes-SN
Com o tema “Por Liberdades Democráticas, Autonomia Universitária e em Defesa da Educação Pública e Gratuita”, o 39° Congresso do Andes-SN é o principal espaço de deliberação do movimento docente filiado ao Sindicato Nacional. Sediado pela Adusp, em São Paulo, o evento começou no dia 4 e segue até o dia 8 de fevereiro, reunindo cerca de 700 docentes, entre delegados, observadores e convidados.
Calendário de Lutas aprovado na Plenária do Tema II do 39° Congresso do Andes-SN:
11/02: Lançamento da campanha nacional dos SPF
12/02: Ato em defesa dos Serviços Públicos (FONASEFE e Setor da Educação) – Auditório Nereu Ramos do Congresso Nacional
13/02: Ato em defesa dos Serviços Públicos junto aos parlamentares (FONASEFE) – Congresso Nacional
14/02: Ações nas agências contra o desmonte do INSS
21 a 25/02: Bloco na Rua em defesa da educação pública
08/03: Dia Internacional da Mulher. Paralisação, mobilização e ações.
14/03: Dia Nacional de Luta contra a criminalização dos movimentos e lutadores sociais: dois anos do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes.
14 e 15/03 – Reunião dos Setores (Federais, Estaduais e Municipais) do Andes-SN para debater greve docente
18/03: Greve Geral da Educação.
01/05: Dia do (a) trabalhador (a).
28/06: Dia Internacional do Orgulho LGBTTi.
25/07: Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
21/09: Dia de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência.
28/09: Dia Latino-americano de Luta pela Legalização do Aborto.
Outubro: Dia Nacional de Combate ao Assédio nas IES (universidades federais, estaduais e municipais, institutos federais, CEFET).
Novembro: Dia Nacional de Combate ao Racismo nas IES (universidades federais, estaduais e municipais, institutos federais, CEFET).

Nenhum comentário: