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sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Faculdades em transição EditoriaL DA FOLHA DE sp

É DESCABIDA a reivindicação, pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, de uma linha de financiamento subsidiada com dinheiro público para enfrentar supostos efeitos da crise econômica em seu ramo de negócio. A sobra de vagas nas instituições privadas antecede a crise e decorre, em realidade, de uma saturação. Não há por que socorrer o setor, que deve ajustar-se por mecanismos de mercado.A razão mais saliente a desaconselhar o socorro está na substancial ajuda oficial que universidades particulares já recebem. Com o Programa Universidade para Todos (ProUni) a União abrirá mão de R$ 394 milhões em impostos neste ano para custear a ocupação de vagas privadas por alunos de baixa renda. Em 2008, foram 225 mil vagas.Se 42% das instituições ouvidas em pesquisa do sindicato setorial paulista anunciam que terão menos alunos novos em 2009, isso não resulta de falta de capital. O subsídio que o BNDES já considera conceder serviria só para dar fôlego a cursos insustentáveis, por falta de demanda, e muitas vezes de má qualidade. Condicionar o crédito ao cumprimento de padrões de ensino, como se cogita, parece apenas um pretexto, pois já é obrigação do Estado exigir essa qualidade.O crescimento vigoroso do ensino superior privado nos últimos anos teve o mérito de oferecer oportunidades de estudo a uma grande parcela da sociedade que estava tradicionalmente alijada desse benefício. No Estado de São Paulo, o número de instituições passou de 266 para 496 de 1997 a 2007, um aumento de 86%. Em escala nacional, o setor crescia a taxas de 10% anuais, mas de 2006 a 2007 estacionou.O segmento deve agora passar por uma consolidação natural, processo do qual se espera que emerjam instituições mais robustas -sob o prisma financeiro e o pedagógico.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Sarkozy envia a Cuba ex-ministro Jack Lang como emissário especial


Jack Lang, ex -ministro socialista francês, está em Cuba para reativar laços entre Cuba e França.

Vendo Filmes no Carnaval




Neste Carnaval, como em tanto outros, ja não sou da"fuzaca"como se diria na minha terra, preferi meu canto, casa,amigos, por em dia as coisas,ler e ver filmes escolhi entre outros: A Pele, com Nicole Kidman com direção de Steven Shainberg, 2006. O filme na verdade é uma passada sobre a vida de Diane Arbus, fotógrafa americana, que revolucionou a fotografia,pelo que de mais insólito via ela nas pessoas.Vale a pena!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

DO BLOG DE Homero Fonseca recife pe

Fotografia ilustrativa

Osman Lins

Encontro o jovem professor Fábio Andrade na Livraria Cultura (Recife) e tivemos uma dessas conversas rápidas, mas frutíferas. Compartilho algumas opiniões que expressei, sem que meu interlocutor tenha qualquer responsabilidade por elas.
- A meu ver, existem duas grandes correntes literárias: a literatura cuja fonte é a vida e a literatura cuja fonte é a própria literatura. Por temperamento, inclino-me pela primeira, cujos expoentes seriam gente como Tolstoi, Dostoievski, Balzac, Flaubert, Dickens, Machado. No time da segunda, brilham Borges e todos os formalistas. Eu classificaria Kafka entre os primeiros e reconheço que alguns têm um pé numa banda e outro, na outra: Joyce e Guimarães Rosa, por exemplo. Joyce é oscilante entre os dois pólos, já Rosa está mais próximo de uma síntese.
- A melhor literatura é aquela que traz a marca pessoal do seu autor, situando-se, entretanto, dentro da moldura mais ampla da sociedade. (Fábio aqui citou um teórico, cujo nome não lembro, sobre a experiência de se contemplar um quadro envidraçado, em que se vê a pintura através do vidro.) Sem a marca do autor (de visão de mundo, estilística etc.) temos apenas uma reprodução automática da realidade. Sem estar dentro da moldura social, cai-se no deplorável giro em torno do próprio umbigo. (Vejam como em boa parte dos romances nacionais contemporâneos os protagonistas são escritores, jornalistas, publicitários, fotógrafos, designers... Ou seja, não se sai do pequeno universo do autor, que é importantíssimo para ele, mas que, para mim, como leitor, não me interessa.)
- Alguns tentam enveredar pela realidade social, mas como bons pequenos burgueses, sem conhecimento de causa, carregam nas tintas, focando apenas o lumpen (como se houvesse apenas duas classes, quando as nuanças sociais são muitíssimo mais amplas) e emprestando-lhe sentimentos e atitudes artificiais.
- Por isso, o povo brasileiro é quase invisível na nossa literatura (e não estou demandando nada que nem remotamente se refira a panfletarismo). Existem exceções, claro, como, só para ficar por aqui, Gilvan Lemos (e seu universo do microdrama de gente de carne e osso), Fernando Monteiro (e seu diálogo com todas as literaturas sem tirar os pés do chão), Raimundo Carrero (cada vez mais afastado do ninho armorial, enveredando pela loucura humana e sua contraface mística) e Ronaldo Correia de Brito (revisitando o Sertão numa perspectiva contemporânea). E para não ficar apenas na província, o mineiro radicado em São Paulo Luiz Rufatto, filho de pobres e portador de diploma universitário, transitando assim entre as dores do proletariado e as aflições da pequena burguesia, cuja série “Inferno Provisório” é uma grande saga brasileira. (Fábio lembrou Osman Lins, de “Avalovara”).
- Não acredito em quem diz que escreve para si próprio. Esses, se fossem sinceros, deixariam suas obras geniais nas gavetas. Quando o camarada procura um editor, manda seu texto e se contorce na expectativa de vê-lo aprovado, sufocando-se de revolta caso a resposta seja um não, é porque está em busca de leitores. Aliás, creio que uma obra só se completa quando é lida, assim como só nos reconhecemos em face do Outro.
- O escritor escolhe o seu público, exercendo uma saudável autonomia, dentro de um contínum que vai das multidões (prosa redundante) ao restrito grupo dos iniciados (experimentações vanguardistas). Como um texto pode ter múltiplas leituras e camadas de significados, as obras geniais, ao meu ver, são as que conseguem se situar num espectro o mais amplo daquela linha contínua (“Dom Quixote” é o exemplo por excelência).
- E arremato com uma frase ao estilo de Geneton Moraes Neto (que não falei na conversa com Fábio): Não existe literatura sem cânone, mas os epígonos são a desgraça dos grandes autores. Como no caso de leitores de Machado que vivem citando, fora de contexto ou num contexto errado, a máxima de Quinas Borba. Esses não merecem as batatas.

(De propósito, não cito nenhum teórico de sobrenome polonês nem escritor somente conhecido de iniciados nem a palavra epifania.)

Reabrem o museu do Iraque


Soldado patrulha obras do museu que ja foi saqueado durante a guerra.

Jazz é o senhor da folia em Garanhuns



Divulgação
Guitarrista James Wheeler, de Chicago, é uma das atrações

Do JC OnLine

Em meio ao frevo que invade as cidades do Recife e Olinda, é o jazz o senhor da folia na Cidade das Flores. O Garanhuns Jazz Festival, que chega à sua segunda edição após estreia que reuniu mais de 10 mil pessoas, promove o intercâmbio entre os ritmos pernambucanos com o jazz e o blues.

Entre as atrações, os internacionais James Wheeler (USA) e a banda equatoriana Nuages Jazz, os paulistas do Blue Jeans, Igor Prado Band e Dixie Square Jazz Band e a pernambucana Banda de Pífanos de Garanhuns.

Toda a programação, que acontece de sábado (21) a segunda (23), será realizada principalmente nos palcos montados na Praça Guadalajara e Pau Pombo, com acesso gratuito.

Confira a agenda:

* Pau Pombo - Ruber Van Der Linden

Dia 21/02

15h Nosso Jazz
16h Choro, Baião e Cia

Dia 22/02
15h Orlito
16h Kleber Blues Band

Dia 23/02
15h Banda Local
16h Banda Local

* Praça Guadalajara - Palco Ronildo Maia Leite

Dia 21/02
20h Carlos Malta (RJ) & Pífano Folclore Verde (Garanhuns)
21h Kate Bentley & Clay Ross Band (USA)
22h30 Nuno Mindelis (Angola/SP)

Dia 22/02
* A Dixie Square Jazz Band (SP) - show de rua à tarde e à noite
20h Nuages Jazz(Equador)
21h Igor Prado Band (SP)
22h Lancaster & The Bluz (PE)
23h James Wheeler (EUA)

Dia 23/02
20h Marcelo Martins (RJ) & Street Band (PE)
21h Robson Fernandes (SP) &Uptown Band (PE)
22h Blue Jeans (SP)
23h Izzy Gordon (SP)

SERVIÇO:
www.garanhunsjazz.com.br


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Sem vaias, Lula estreia na Sapucaí e promete voltar em 2010

by J DO BRASIL
Sem vaias, Lula estreia na Sapucaí e promete voltar em 2010
REUTERS
RIO - Com a bênção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela primeira vez na Marquês Sapucaí, o Império Serrano abriu neste domingo, sem muito luxo, os desfiles da elite do Carnaval carioca com o 'Canto da sereia', relembrado em coro pelo público. Em contraste, a Grande Rio esbanjou no brilho para trazer a França ao Brasil, mas teve problemas em sua passagem pela avenida.
Lula, com chapéu Panamá e vestindo camisa florida branca e azul-claro, desembarcou no sambódromo no início do desfile da primeira escola. Acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, e do governador Sérgio Cabral, o presidente apareceu algumas vezes para o público e acenou do camarote do governo estadual.
Durante a passagem da Grande Rio, a primeira-dama, quebrou o protocolo e desceu do camarote para sambar, cercada de seguranças, mas sem a companhia de Lula. Dona Marisa repetiu a dose na passagem da Vila Isabel, terceira escola da noite que cantou os 100 anos do Theatro Municipal carioca, e não perdeu a chance de saudar o cantor Martinho da Vila.
Ao deixar o sambódromo, na madrugada desta segunda-feira, o presidente disse que foi 'maravilhoso' e que pretende voltar no ano que vem.