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sábado, 5 de novembro de 2011

PRÊMIO INTERNACIONAL POESIA AO VÍDEO

POR FLIPORTO


O curador da Fliporto, Antônio Campos, a coordenação e a comissão julgadora têm a alegria de comunicar o resultado da quinta edição do PRÊMIO INTERNACIONAL POESIA AO VÍDEO, ao tempo em que parabenizam a todos e agradecem pela bela campanha empreendida pelos concorrentes em 48 horas de votação. A votação encerrou, mas a Festa está apenas começando. Deixamos aqui o convite para a grande confraternização que aconterá na tradicional Festa de Prêmios que será transmitida ao vivo para a Internet.
Data: 15 de novembro de 2011.
Hora: a partir das 14h
Local: Instalações da Fliporto Digital. Biblioteca Pública de Olinda‎. Avenida Liberdade, 100 – Praça do Carmo, Olinda – PE, 53020-030

EDIÇÕES CONCORRENTES 2011

EDIÇÕES CLASSIFICADAS

1˚ LUGAR: Niti Merhej (editor responsável),SP, “O Carteiro e a Poeta”, poema de Niti Merhej – 34074 (40.4%)
2˚ LUGAR: Eliane Garcia (editor responsável), RJ, “Eu não escrevo versinhos para o papai”, poema de Maira Parula – 28965 (34.34%)
3˚ LUGAR: Cátia Cunha e Silva (editor responsável), Portugal, “A Tristeza”, poema de João Negreiros – 13915 (16.5%)
4˚ LUGAR: Gustavo da Silva Monteiro (editor responsável), PE, “Os ossinhos no baú”, poema de Gustavo da Silva Monteiro – 3186 (3.78%)
5˚ LUGAR: Maria das Graças Carpes (editor responsável), RJ, “Dentro e Fora”, poema de Maria das graças Carpes – 2161 (2.56%)
6˚ LUGAR: Ricardo Sêco (editor responsável), SP, “Ela amava as coisas”, poema de Heitor Ferraz Mello – 830 (0.98%)
7˚ LUGAR: Eliana Mora (editor responsável), MG, “Ele nasce de um amor desconhecido”, poema de Eliana Mora – 650 (0.77%)
8˚ LUGAR: Victor Dreyer (editor responsável),PE, “Somos a cor e o som do português”, poema de Victor Dreyer – 298 (0.35%)
9˚ LUGAR Lucia Helena Ramos: (editor responsável), RJ, “Penélope”, poema de Lucia Helena Ramos – 147 (0.17%)
10˚ LUGAR Rui Werneck de Capistrano: (editor responsável),PR, “Deixe Passar”, poema de Rui Werneck de Capistrano – 115 (0.14%)

EDIÇÕES CONCORRENTES

Alexander Lima, SP , “OLHODOLHO”; Alexandre José Lira de Morais, PE, “LIBERDADE CONDICIONAL”; Ana Cristina Cesar, RJ, “APONTAMENTOS SOBRENATURAIS”; Ana Cristina Mendes Gomes, RJ , “AOS DISTRAÍDOS!”; Andeson Matias, PE, “BANQUETEAR-SE”; Bernardo Luis Frota Vieira, RS, “ELFA”; Beto Miranda, PE, “MINHA CASA, MINHA VIDA”; Bruna Martins, SP, “AMOR ECOLÓGICO”; Bruno Borja, RJ, “FURTA-TE”; Cátia Cunha e Silva, PT, “A TRISTEZA”; Cristovam Tadeu Martins, SP, “LÁGRIMA”; Danielle Sibonis, RS, “FECHEI TODAS AS PORTAS”; Davi de Carvalho, CE, “EPIDERME”; Eliana Ferreira de Castela, MG, “AS PENÉLOPES URBANAS NÃO TÊM AJUDA DOS DEUSES”; Eliana Mora, MG, “ELE NASCE DE UM AMOR DESCONHECIDO”; Eliane Garcia, RJ, “EU NÃO ESCREVO VERSINHOS PARA O PAPAI”; Felipe Cerquize, RJ, “SONETO PARA DEUS”; Flávio Machado, RJ, “IMPROVISO”; Gustavo Monteiro, PE, “OS OSSINHOS NO BAÚ”; Gustavo Stresser Costa, PR, “PALAVRA FECUNDADA”; Guy Santos, PB, “AMOR BARATO”; Haroldo Abrantes, BA, “ÁGUA”; Israel Costa, PE, “POETA”; Jô Serfaty, RJ, “ESTAÇÃO DA CARIOCA”; João Negreiros, PT, “ÉPICO COMO O TEU ROSTO”; Jorge Carlos Amaral de Oliveira, RJ, “CANDELÁRIAS”; Larissa Daiane Pujol, RS, “INCONTINGENTIA LEGENDAE”; Luanda Achôa, SP, “QUANDO”; Lucia Helena Ramos, RJ, “PENÉLOPE”; Marcello Silva, PE, “TSUNAMI HUMANO”; Maria das graças Carpes, RJ, “DENTRO E FORA”; Nathalia Wigg, RJ, “HOJE”; Niti Merhej, SP, “O CARTEIRO E A POETA”; Raul dos Santos Neto, MG, “ESSA MULHER”; Renan Lélis, SP, “ROSA DO MORRO”; Ricardo Sêco, SP, “ELA AMAVA AS COISAS”; Ronaldo de Oliveira Silva, SP, “BANDEJÃO”; Rui Werneck de Capistrano, PR, “DEIXE PASSAR”; Sarah Castelo Branco, BA, “O QUE NASCE COMIGO”; Sonia Pires, PE, “VIAGEM”; Thiago Baldissera Damião, PR, “O PONTO DE ÔNIBUS”; Vera Passos, BA, “VERTIGEM”; Victor Dreyer, PE, “SOMOS A COR E O SOM DO PORTUGUÊS”; Yuri J. Manique, PE, “ARMAS EM JOGO”

Créditos do 5º Prêmio Internacional Poesia ao Vídeo
Gestor: Antônio Campos
Comissão Julgadora: Antônio Campos, Haidée Camelo, Alexandre Figueirôa
Equipe Técnica: Felipe Marques e Rodrigo Coutelo
Monitoramento: Andréia Caroline Pereira de Oliveira
Criação, edição e coordenação: Cláudia Cordeiro

Vem aí o Ano Jorge Amado 18.08.2011 - Isabel Coutinho

POR IPSILON PT



Em 2012, comemora-se o centenário do nascimento de Jorge Amado e passam 110 anos do nascimento de Drummond de Andrade. No Brasil, prepara-se um filme, exposições e novas edições

Uma carta inédita que Jorge Amado (1912-2001) escreveu para Zélia Gattai, de Paris, em 1948, quando o militante do Partido Comunista Brasileiro estava no exílio, pode ser lida em Blog da Companhia, o blogue da editora brasileira que desde 2008 publica a obra do escritor baiano. "Minha negra querida: toda a saudade do mundo. Há uma semana que não tenho cartas tuas. Recebi recortes de S. Paulo, pela letra conheci terem sido enviadas por ti, donde depreendi que já estavas em S. Paulo. Mas depois da carta começada no sítio e terminada no Rio, não recebi nenhuma outra e estou preocupado." Faz parte do livro Jorge & Zélia, que será publicado em Agosto de 2012, e foi divulgada no blogue para assinalar o início da apresentação das comemorações do Ano Jorge Amado na semana em que o baiano faria 99 anos de idade.

"A ideia é que este ano não acabe nunca", brincou Cecília Amado, neta do escritor, durante a conferência de imprensa onde foi apresentado o programa. Ela é a realizadora e a argumentista do filme Capitães da Areia, baseado no livro homónimo que o seu avô escreveu em 1937 e que é um dos pontos altos das comemorações. O filme (www.capitaesdaareia.com.br) deverá ser apresentado pela primeira vez no Festival do Rio e estreia comercialmente no Brasil a 14 de Outubro, ainda no decorrer do festival, que se estende de 6 a 18 de Outubro. O produtor português Tino Navarro, da MGN Filmes, é co-produtor desta longa-metragem que tem participação da RTP e apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual. Estreará nas salas portuguesas em Novembro, ainda sem data definida, mas com estreia tão próxima do Brasil quanto possível.

Os actores, que interpretam Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora têm entre 12 e 16 anos e foram escolhidos pela realizadora em várias ONG de Salvador que trabalham com dança, capoeira e teatro. Numa entrevista ao jornal O Globo Cecília Amado explicou que não seguiu o livro à risca. "Muitas histórias estão resumidas num olhar, numa personagem", disse Cecília, que escolheu Carlinhos Brown para a banda sonora deste seu primeiro filme.

Para Tino Navarro, o filme traz o "olhar de quem acredita que as pessoas são boas naturalmente e que é a fome e a exclusão que as leva a praticar actos menos dignos". Mesmo quando o fazem "não perdem a dignidade." Lembra que é a visão tradicional do neo-realismo de raiz de esquerda, que reproduz a luta de classes, os conflitos internos no grupo das crianças e é também um olhar que as mostra como vítimas da sociedade, sem que se deixe de ter esperança neles. "Ao contrário de outros filmes que foram sendo feitos sobre a realidade brasileira e já não têm esse olhar, que é hoje mais cínico e mais desencantado", afirma o produtor.

Samba & fotografia

Outro dos momentos mais importantes que marcarão o centenário do nascimento do autor de Gabriela, Cravo e Canela - livro de 1958 que dará origem também a um musical encenado por João Falcão - é a exposição Jorge, Amado e Universal que em Março ocupará parte do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, onde ficará até Julho. Irá depois para o Museu de Arte Moderna de Salvador até Outubro de 2012 e passará ainda por Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e três países estrangeiros, ainda não revelados. O curador da exposição é o director do Instituto Brasil Leitor, William Nacked. A exposição terá quatro temas: Jorge por Jorge,Jorge por Terceiros, Jorge Internacional e A Produção de Jorge.

Na editora brasileira Companhia das Letras sairá a versão ilustrada das suas memórias, Navegação de Cabotagem (1992), com fotografias que a artista suíça Hildegard Rosenthal fez do escritor, que começou a trabalhar aos 14 anos como jornalista do Diário da Bahia, e com apenas 18 anos publicou o seu primeiro romance,O País do Carnaval. E ainda sairá o primeiro volume do Catálogo Fotográfico de Zélia Gattai - A Casa do Rio Vermelho, que tornará públicas mais de mil fotografias do escritor com a família em Salvador. Em Portugal, a Dom Quixote publicará novas edições dos livros mais emblemáticos do autor de Dona Flor e Seus Dois Maridos (1966), tal como já fez com Os Subterrâneos da Liberdade (1954).

Em Fevereiro, Jorge Amado será tema da escola de samba do Rio de Janeiro, Imperatriz Leopoldinense, e também tema do Carnaval de Salvador. Na próxima segunda-feira inicia-se o Curso Jorge Amado 2011 - I Colóquio de Literatura Brasileira, promovido pela Academia de Letras da Bahia e pela Fundação Casa de Jorge Amado. E em breve estará a funcionar o portal http://www.centenariojorgeamado.com.br com toda a programação do centenário.


João Ricardo Pedro vence Prémio LeYa 2011 18.10.2011 - Isabel Coutinho e Cláudia Carvalho

por ipsilon PT
"O teu rosto será o último" é o romance de estreia do escritor

O escritor João Ricardo Pedro é o vencedor do prémio LeYa 2011, com o romance "O teu rosto será o último", anunciou hoje o júri, presidido por Manuel Alegre, em Alfragide no edifício sede da editora.

Depois de no ano passado, o júri ter decidido não atribuir o prémio, invocando falta de qualidade dos textos apresentados a concurso, João Ricardo Pedro torna-se no terceiro escritor distinguido com o prémio, ao qual concorreram este ano 162 romances. "O teu rosto será o último" é o livro de estreia do autor, que não tinha até agora nenhuma obra editada, tendo sido escolhido por maioria. "É a minha primeira obra, a minha primeira tentativa de fazer qualquer coisa", diz ao PÚBLICO João Ricardo Pedro, revelando que estava confiante numa vitória. "Se não estivesse à espera, não tinha concorrido."

"É um livro arriscado e que facilmente toca as pessoas que o lêem e acho que o júri foi tocado", continua o escritor, que achava que podia ganhar, notando no entanto que não leu nenhuma das outras obras a concurso.

O júri foi constituído pelos escritores José Castello, Nuno Júdice e Pepetela; o professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, José Carlos Seabra Pereira; Lourenço do Rosário, reitor do Instituto Superior Politécnico e Universitário de Maputo; e Rita Chaves, crítica literária e professora da Universidade de São Paulo.

O Prémio Leya foi criado em 2008 no sentido de distinguir um romance inédito escrito em português.

O prémio, de 100 mil euros - e que é o maior em valor pecuniário no domínio da literatura de expressão portuguesa -, foi criado em 2008 com o objectivo de distinguir um romance inédito escrito em português. Nas duas primeiras edições foi conquistado pelo brasileiro Murilo Carvalho, com a obra "O Rastro do Jaguar" (2008), e pelo moçambicano João Paulo Borges Coelho, com "O Olho de Hertzog" (2009).

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O modernismo visto do avesso

por FOLHA DE SÃO PAULO LEIA MAIS LÁ

Fischer e os pontos cegos na obra de Antonio Candido

RESUMO Para crítico gaúcho, ler a "Formação da Literatura Brasileira" à luz da bibliografia recente evidencia seus "pontos cegos": a ancoragem em São Paulo, Minas e Rio; a redução de Machado de Assis ao "instinto de nacionalidade"; e a omissão de significativas realidades econômicas e culturais do interior do país.

RAFAEL CARIELLO

A história da literatura brasileira, tal como é ensinada nos manuais e reproduzida na universidade, arma-se sobre uma lógica "centralista, centrípeta e excludente", traços que partilha com a organização política e econômica do país, afirma Luís Augusto Fischer, 53. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ele é um dos principais nomes da nova geração de críticos literários no Brasil.
É preciso, portanto, reescrevê-la, conclui o autor de "Literatura Brasileira: Modos de Usar" (L&PM) e "Machado e Borges" (Arquipélago). O modelo (e ao mesmo tempo grande adversário) de sua empreitada é a obra canônica sobre a constituição de um sistema literário no Brasil desde o século 18, a "Formação da Literatura Brasileira", do crítico Antonio Candido, 93.
Fischer, que se diz um "candidiano", enxerga "pontos cegos" na análise do mestre, "centrípeta e centralista", por ler a constituição da tradição literária no país do ponto de vista de São Paulo e, mais exatamente, do modernismo de Mário e Oswald de Andrade. Para superá-la, o gaúcho se vale da historiografia recente, que mostra um país, na colônia e no império, mais complexo e plural do que aquele que emerge das análises de uma economia monoliticamente escravista e agroexportadora, até o século 19. Nesse panorama social distinto, usa os instrumentos analíticos de Candido e busca sistemas "regionais" e nacionais que articulem obras, público e autores, para além do descrito na "Formação".



Em artigo recente, você afirma que a concepção de formação da literatura brasileira de Candido tem pontos cegos. Quais são alguns deles?
Primeiro, lembro que a "Formação da Literatura Brasileira" tem como subtítulo "Momentos Decisivos", em alusão ao arcadismo e ao romantismo. Então, o primeiro ponto cego ?presente, mas invisível no enunciado e inalcançável pela lente em ação- é outro momento decisivo, o modernismo: Candido só consegue armar sua equação crítica e seu ponto de vista por estar estabelecido no ângulo modernista de leitura do mundo.
Na introdução, está dito que o autor se identificou com o ponto de vista dos primeiros românticos e a partir disso releu aqueles momentos decisivos. Creio que a identificação só subsiste porque a visão do nacional por parte daqueles românticos tem muito a ver com a dos modernistas paulistas, ambos relendo o país, sua literatura, a representação da vida nacional, a fim de constituir uma interpretação nova do Brasil.

E quanto a Machado de Assis?
Machado é outro ponto cego, não porque Candido não soubesse de sua importância formativa e excelência estética, mas porque não dispunha do instrumental teórico capaz de descrevê-las (esta teoria será construída por seu discípulo Roberto Schwarz, na esteira do mestre e com lente adorniana).
Talvez se deva dizer que Machado é um ponto cego por ser o ponto de fuga da armação conceitual, no sentido geométrico. Ao conceber a "Formação", Candido estava identificado com o Machado do "Instinto de Nacionalidade", que estabeleceu uma perspectiva evolucionista ao declarar que uma literatura não tem "grito do Ipiranga": se faz aos poucos. Em sentido estrito, os dois pontos cegos mais relevantes, a meu juízo, são os que dizem respeito a totalidades que Candido naturaliza: Brasil e Europa. Onde se lê Europa, no livro, quase sempre se deve ler França. Embora fosse o farol da cultura letrada brasileira, não era a única fonte do pensamento. Basta ver Machado, que deu o salto decisivo de sua carreira pela emulação do romance inglês.
Onde se lê Brasil, estamos lendo de fato Rio e Minas, a partir de São Paulo, porque as variedades de fora deste circuito são apagadas.

Por quê?
Em atitudes de vanguarda, há pouco espaço para sutilezas, e os dois pontos de apoio histórico de Candido (o romantismo, de modo deliberado, e o modernismo paulista, implícito) são de feição vanguardista, ao menos em um ponto: são processos com empenho ideológico, literatura a serviço de causas. No primeiro caso, definindo a nacionalidade autônoma no Rio; no segundo, a nacionalidade moderna em São Paulo.

Como se dá esse processo?
Veja o caso da naturalização do Brasil. Se tomarmos uma figura de referência por momento, Alencar e Mário de Andrade, os dois por sinal com grandes afinidades ideológicas, veremos que ambos julgam incorporar a variedade regional em sua obra -Alencar extensivamente, em vários romances, Mário intensivamente, em "Macunaíma". Nesses exemplos se vê que a ideia de Brasil estava encarnada na visão de seus talvez principais agentes, que se dispensavam, por assim dizer, de atentar para a difusa diversidade do país.
Pode-se armar uma equação representativa: o Machado crítico está para o romantismo, para Alencar, como o Candido da "Formação" está para o modernismo, para Mário de Andrade; e os dois conjuntos compartilham uma visão centralista, centrípeta, excludente, que está no DNA da organização do Brasil desde Portugal.

Há pontos cegos também no que se refere à historiografia ou à visão da história da Colônia e do Império em que se baseia Candido?
Vejo com interesse as interpretações de Jorge Caldeira. Sua "História do Brasil com Empreendedores" (2009) aprofunda a crítica a uma tradicional explicação do passado nacional, aquela posta de pé por Caio Prado Jr. Caldeira mostra que Prado Jr. generalizou uma visão da Colônia e do Império em que traços como escravismo e latifúndio, centrais na produção de açúcar e café em regime de "plantation", foram tomados como verdadeiros para o todo do país.
Ocorre que, nos diz esse autor, no vasto "hinterland" que se estendia de São Paulo para norte, oeste e sul, que por certo contava com escravidão e latifúndio, imperava uma organização muito diversa, baseada no que Caldeira, liberal sem temor ao nome, chama de empreendedorismo.
Não é só a velha dualidade entre sertão e litoral, ou sociedade de mercado e "plantation": este livro e o anterior "A Nação Mercantilista" mostram várias articulações entre as duas formações históricas e afirmam que 86% do PIB brasileiro às vésperas da Independência era mercado interno, contra 14% externo, e que a larga maioria da população era de homens livres.
É uma senhora alteração de perspectiva. Onde entra Candido nessa conta? O caso é que seu livro mais claramente voltado a uma descrição histórica, a "Formação", depende, mesmo indiretamente, daquela visão de Prado Jr. Em que medida? É preciso avaliar em detalhe. Mas me parece instigante pensar que a "Formação" é concebida a partir de São Paulo, mas versa sobre o passado literário ligado ao universo de Minas Gerais no período do ouro e ao mundo da "plantation" fluminense.
Nos termos de Caldeira, o ponto de vista histórico da "Formação" é aquele formulado na cidade-síntese do mundo empreendedor e com base na ideologia que melhor exprime esse mundo, o modernismo de combate, o modernismo de "Macunaíma"; mas o livro de Candido se ocupa do mundo cuja síntese é o Rio, a cidade que, como descreve Caldeira, é o oposto do mundo empreendedor, dominado pela mentalidade de gente que "se julga identificada com a modernidade, desde que haja garantias que ela seja um privilégio", em suas palavras, o mundo que Machado reprocessa criticamente em sua ficção e que Roberto Schwarz descreveu com precisão.

Que perspectivas se tornam possíveis ao considerarmos essa historiografia mais recente?
O modernismo paulista, tanto na produção literária quanto na crítica e na historiografia, homogeneizou descritivamente a cultura letrada brasileira ao custo de apagar diferenças relevantes. Creio que seja possível diagnosticar processos interessantíssimos de formação do sistema literário e cultural no país, que agora são invisíveis em função do monopólio modernistocêntrico. Muitas perguntas serão formuláveis, muitas descrições novas serão possíveis. Qual o tamanho dos sistemas não hegemônicos, que na pressa modernista ficaram reduzidos ao rótulo de "regionais"? Qual sua função? Qual sua capacidade de gerar leitores? Como funcionam os casos de formações não hegemônicas que partilham materialidade histórica e formas culturais com outras línguas e culturas?

Como responde a essas perguntas?
Pensemos no caso do Sul, com tanta identificação social e estética com os países do Cone Sul, ou na grande comarca da Amazônia. Qual o lugar de Monteiro Lobato no processo real de criação de leitores? Que peso teria a resposta a essa questão na avaliação do cânone escolar de hoje?
Qual o sentido de sua oposição ao projeto modernista, que ele viu nascer e crescer, mas não chegou a ver hegemônico? Qual o nexo entre a poesia moderna e a poesia simbolista, que é forte mas se tornou invisível pela militância exclusivamente antiparnasiana de Mário de Andrade?
Mais genericamente, o que poderemos dizer da criação letrada oriunda do mundo do "sertão"? Ele é igual ao do mundo da "plantation"? Ele fala a mesma língua, ao longo do tempo? Quer dizer: me parece que temos muito para pensar e descrever, em favor de deixar aparecer mais nitidamente a produção literária feita em língua portuguesa no Brasil: mais estilos, mais vozes, mais textos, mais práticas de leitura terão direito à existência no plano da crítica e da historiografia.

Como reavaliar a obra de Candido no contexto em que as ideias de "nação" e "nacional" parecem perder força?
Há um novo momento no que se refere à noção de nacional. No campo literário, a entrada em cena da internet tem consequências fortes. Muda a relação da produção literária e intelectual com as antigas demandas do nacional. O que não significa que tenha desaparecido. Para além de seus méritos como história e crítica, a "Formação" manterá sua vigência enquanto o projeto modernista tiver força. E ele a mantém. Basta ver a homenagem a Oswald na Flip deste ano, em que, com algum excesso, foi tido até como precursor dos tuítes. A flamante escritora argentina Pola Oloixarac declarou, tomada por aquela inveja que São Paulo dá nos portenhos descolados de hoje, que Oswald de Andrade foi "muito mais original" que Jorge Luis Borges, comparação que diz mais sobre a percepção da força de São Paulo até na sofisticada Buenos Aires do que sobre os autores implicados.

O primeiro ponto cego é o modernismo: Candido só consegue armar sua equação crítica e seu ponto de vista por estar estabelecido no ângulo modernista de leitura do mundo

Os dois pontos cegos mais relevantes são os que dizem respeito a totalidades que Candido naturaliza: Brasil e Europa. Onde se lê Europa, quase sempre se deve ler França

Vejo com interesse as interpretações de Jorge Caldeira. Sua "História do Brasil com Empreendedores" aprofunda a crítica a uma tradicional explicação do passado


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A CARA OU O CORPO OU O ESPELHO DO ALÉM



M Livre




Vivemos um tempo do ter, no dinheiro, no status, e no aparato de um corpo, de um corpo abstraído de suas funções . O CORPO é o que identifica, abdome ,perna coxa, peitoral, não mais o detalhe do rosto, mas da escultura abaixo da cabeça.

O sexo diz o corpo , o erótico é o corpo, a cabeça ,o pensamento, o saber não diz o sujeito a identidade esta perdida ofuscada. As redes sociais são as redes do corpo, elas me dizem, me esculturam. Posa-se para dizer quem é.

O estômago, o peitoral, o volume protuberâncias ou fendas destacam o sujeito para outros em busca deste androide. É o tempo do consumo da carne, do erótico, que não fala por palavras mas pela imagem e sua eficácia de formatação.
As saliências, esculpimentos dizem mais do sujeito para outros que também seguem esta religião do corpo-erótico.
É preciso TER para SER, e ter é esculpir, erotizar-se ,estar atento ao sexo, ao sensual as ranhuras que a musculatura e pele dizem.
Estamos em plena era do FRANKSTEIN.

O nome pouco diz, muito menos a fala, o discurso, o saber e o pensar. Sucesso é o corpo amordaçado pelas fibras musculares que escravizam este sujeito com álibis de saúde , quando a saúde tá distante disto. Saúde é também cabeça, que dirige este corpo e que o traça. Estamos no além, o além do sujeito integrado,sustentável na integração . O COPRO É MÁSCARA.

Eduardo Galeano - El Derecho al Delirio (Legend)