REDES

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Imagem de soldado dos EUA ganha prêmio da World Press Photo



Imagem de soldado dos EUA ganha prêmio da World Press Photo

Achei fantástico, muito bom os critérios e gêneros escolhidos nesta escolha das melhores fotos da mídia.Por estes dois exemplos sentimos a questão política que preocupa os fotógrafos.
pauloacv
AMSTERDÃ (Reuters) - A imagem de um soldado norte-americano exausto dentro de uma trincheira no Afeganistão, feita pelo britânico Tim Hetherington para a revista "Vanity Fair", ganhou na sexta-feira (8) um dos mais importantes prêmios internacionais do fotojornalismo, da entidade World Press Photo.

Os jurados consideraram que a foto mostra "a exaustão de um homem -- e a exaustão de uma nação". "Estamos conectados com isto. É uma foto de um homem no fim da linha", disse Gary Knight, presidente do júri.




Foto de soldado norte-americano ganhou prêmio principal da World Press Photo
MAIS FOTOS PREMIADAS
No total, foram premiados 59 fotógrafos de 23 nacionalidades.

A agência Getty Images Inc. recebeu cinco prêmios, inclusive por imagens que mostram o assassinato da líder oposicionista paquistanesa Benazir Bhutto.

John Moore registrou para a Getty Images uma cena enevoada que mostra o instante subsequente à explosão que matou Bhutto, com pessoas fugindo do local.

Os fotógrafos da Reuters não obtiveram prêmios.

A fundação World Press Photo (www.worldpressphoto.org), com sede em Amsterdã, divulgou nota dizendo que houve em 2007 um recorde de participantes -- 5.019, provenientes de 125 países --, que inscreveram um total de 80.536 imagens.

(Reportagem de Harro ten Wolde)by http://diversao.uol.com.br/ultnot/reuters/2008/02/08/ult26u25671.jhtm

Nenhum comentário: