REDES

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Acesso por banda larga residencial cresce 53% no Brasil

Acesso por banda larga residencial cresce 53% no Brasil
Publicidade
da Folha Online

O número de pessoas com acesso à internet em banda larga no Brasil cresceu 53% em um ano, chegando no mês de abril a 18,3 milhões de usuários residenciais ativos --que acessaram a rede em casa pelo menos uma vez no mês. O dado, divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Ibope/NetRatings, mostra que 82% dos internautas brasileiros utilizaram internet rápida naquele mês.

Segundo a pesquisa, 22,4 milhões de pessoas utilizaram internet residencial --em qualquer velocidade-- em abril deste ano, um crescimento de 41,3% em relação aos 15,9 milhões de abril de 2007. A alta foi a maior registrada no mês entre os dez países que são monitorados pela Nielsen/NetRatings.

O brasileiro se mantém em primeiro lugar também em relação ao número de horas gastas na rede e no número de páginas acessadas. Os internautas do país abriram, em média, 1.868 páginas no mês. "O elevado consumo de páginas de internet no Brasil está diretamente relacionado à alta afinidade dos brasileiros com as redes sociais, que são os sites com maior média de páginas vistas por usuário", afirma José Calazans, analista de mídia do Ibope/NetRatings, em nota.

Para ele, isso acontece principalmente no público jovem. O número de páginas abertas mensalmente por um adolescente brasileiro, que era de 1.354 em abril de 2005, passou a 2.561 no mesmo mês deste ano.

Em abril, o internauta brasileiro foi também o campeão no número de horas na rede: 22 horas e 47 minutos por pessoa, em média, uma alta de 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

O dado de acesso à internet em todos os ambientes, que leva em conta o uso da rede em residências, trabalho, escolas, LAN Houses, bibliotecas e telecentros, continua na marca dos 40 milhões de pessoas com 16 anos de idade ou mais, relativo ao quarto trimestre de 2007.

by uol.com.br

Nenhum comentário: