REDES

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Mercado editorial Ibero-americano vai debater o livro como fator de desenvolvimento

Representantes do mercado editorial e do setor livreiro estarão reunidos de 11 a 13 de agosto, em São Paulo, para o 7o Congresso Ibero-americano de Editores. O evento terá como objetivo discutir a importância do livro como agente indispensável no processo de desenvolvimento econômico e social dos países ibero-americanos.
O tema central do Congresso, organizado pelo Grupo Ibero-americano de Editores (GIE) em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), é “O Livro, a Leitura e a Construção da Cidadania”. Estarão presentes editores de todos os países ibero-americanos, responsáveis por políticas do livro e da leitura, escritores, agentes culturais e profissionais do setor livreiro ibero-americano em geral.
O programa do Congresso inclui conferências sobre questões como “Expansão do mercado editorial no século XXI”, “Novas tecnologias e direitos do autor” e “Educação e tecnologia para o crescimento das nações”. Além disso, estão programadas três mesas-redondas, que vão debater os temas “Panorama do Mercado editorial Ibero-americano”, “Desenvolvimento econômico e social através do livro e da leitura” e “O livro e a leitura na construção da cidadania”.
Entre os palestrantes convidados, alguns já confirmaram presença no evento, como o ministro da Cultura da Espanha, César Antonio Molina, a presidente do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC), Isadora de Norden, a presidente da International Publishers Association (IPA), Ana Maria Cabanellas, o presidente da Federação de Grêmios de Editores da Espanha, Jordi Ubeda, o diretor geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas do Ministério da Cultura da Espanha, Rogelio Blanco, além do presidente do Grupo Ibero-americano de Editores (GIE), Gonzalo Arboleda Palácio, e Sônia Machado Jardim, presidente eleita do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) para o mandato 2008-2011.
A abertura oficial do evento acontece no dia 11 de agosto no Memorial da América Latina, quando também serão realizadas as eleições para o próximo mandato do GIE. As conferências e mesas-redondas serão realizadas no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi nos dias 12 e 13 de agosto.
O valor das inscrições é de R$ 500 (residentes no Brasil) e US$ 250 (residentes no exterior). Mais informações pelo telefone 55 11 3069-1300 ou no e-mail congresso@cbl.org.br

Nenhum comentário: