REDES

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Pinacoteca mostra obras de Eliseu Visconti, pioneiro do design no BrasilDa



Pinacoteca mostra obras de Eliseu Visconti, pioneiro do design no BrasilDa Redação

Cartaz criado por Eliseu Visconti para a Companhia Antarctica na década de 1910
VEJA IMAGENS DA EXPOSIÇÃO
Abre neste sábado (4) na Pinacoteca do Estado de São Paulo a exposição "Eliseu Visconti: Arte e Design", dedicada a um dos pioneiros do design no país. Nascido em na cidade italiana de Salerno, Eliseu Visconti (1866-1944) formou-se no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e realizou diversos trabalhos na então chamada "arte decorativa", incluindo painéis, selos, ex libris e utensílios.

:: Veja imagens da exposição ::

Um dos destaques da exposição são os 22 estudos preliminares para o pano de boca do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que foi pintado por Visconti em Paris entre 1906 e 1907. No mesmo periodo, o artista também pintou o teto sobre a platéia e o proscênio do teatro, completando o trabalho apenas em 1915, quando terminou as pinturas do teto do foyer.

A mostra, com curadoria do professor da PUC-RJ Rafael Cardoso, tem cerca de 100 peças e 30 documentos, entre selos feitos para os correios, cartas-bilhetes, projetos de pratos e de jarros em cerâmica, vasos, vitrais, marchetaria, luminárias, estamparia em tecidos e papéis de parede.

Nenhum comentário: