REDES

sábado, 30 de maio de 2009

Megaestrutura para a maratona de forró


Megaestrutura para a maratona de forró
Publicado em 29.05.2009, às 23h11
Do Jornal do Commercio
Paraibana Elba Ramalho é uma das atrações da abertura da festa, que promete contar com a presença da ministra Dilma Rousseff
Paraibana Elba Ramalho é uma das atrações da abertura da festa, que promete contar com a presença da ministra Dilma Rousseff
Foto: Divulgação

A partir das 21h deste sábado e nos próximos 40 dias, esta cidade do Agreste vai honrar o título de Capital do Forró. Os festejos juninos só terminam no dia 10 de julho, quando será comemorado o nascimento do Mestre Vitalino, homenageado do São João. A prefeitura está investindo R$ 6 milhões e promete uma festa voltada para a cultura nordestina. As principais atrações da noite de hoje são Elba Ramalho e Fagner. “Este ano Caruaru retoma o São João tradicional, descentralizado e com a valorização dos eventos de rua”, destaca o diretor da Fundação de Cultura da cidade Djair Vasconcelos.

O evento acontece em dez polos de animação. O principal é o Parque de Eventos Luiz Gonzaga, área de 40 mil metros quadrados e capacidade para 150 mil pessoas. Lá estão montados dois palcos para shows de artistas nacionais e regionais.

LEIA MAIS
» Caruaru divulga programação do "Novo São João"
» Dilma prestigia abertura do São João de Caruaru


No local, decorado com bonecos gigantes, balões e bandeirinhas, estão os camarotes e a Vila do Forró, com a tradicional igrejinha e restaurantes. Um dos espaços mais animados é o Forró do candeeiro (antigo Bigode dá nó em cocó), onde se pode dançar o autêntico forró pé de serra.

Uma das novidades este ano é o Arraial Vitalino, corredor com um quilômetro, onde fica a antiga Estação Ferroviária. Vai do Largo da Coletoria ao Parque de Eventos. No espaço, foi montada a Cidade São João do Carneirinho, espaço cenográfico infantil relacionado à cultura nordestina. Haverá oficinas de barro e de pífanos.
Ao longo do corredor, estão o polo da Feirinha de Caruaru, com artesanato e exposição de peças da família do Mestre Vitalino, e o polo das quadrilhas, onde os grupos se apresentam. No polo galpão das artes, o visitante poderá conferir a exposição Viva Vitalino, com 100 réplicas de obras do artista feitas pelos seus descendentes.

No Arraial Vitalino está montada a Praça dos Maiores, espaço reservado a réplicas das tradicionais comidas gigantes do São João, como pamonha, cuscuz e pé de moleque. No polo do maior coração do mundo ficam restaurantes que vão repassar 10% da renda para instituições filantrópicas.

O corredor das drilhas será palco para desfile de 11 quadrilhas irreverentes, na Avenida Agamenon Magalhães. Elas têm estrutura de blocos de Carnaval, cordão de isolamento e trios de forró. Passaram por mudança e terão que desfilar com indumentária típica.

Outro polo é o Alto do Moura, comunidade de artesãos a oito quilômetros do Centro, onde viveu Mestre Vitalino. Local abriga ateliês, Casa Museu Mestre Vitalino, restaurantes e apresentação de trios de forró, bacamarteiros e bandas de pífanos.

SEGURANÇA
O esquema de segurança terá 868 policiais trabalhando na festa. Uma torre de observação no centro do Parque de Eventos vai facilitar a ação dos policiais, que usarão detectores de metais em todas as entradas. “Queremos fazer um São João de paz, mas agiremos com rigor em caso de necessidade”, alerta o coronel Marcos Lira, comandante do Batalhão da Polícia Militar em Caruaru.

Confira a programação do São João de Caruaru:

30/05 - Hebert Lucena, Fagner, Elba Ramalho e Rei do Cangaço
31/05 - Caruforró, Limão com Mel e Fama Show
05/06 - Joana Angélica, Camarão, Aldemário Coelho e Maurício Ramalho
06/06 - Gilvan Neves, Alcymar Monteiro, Geraldinho Lins e Targino Godim
07/06 - Genaro e Walkiria, Glaucio Costa, Ed Carlos e Gean Souza
08/06 - Arraial da Rádio Farol FM
10/06 - Nordestinos do Forró e Didi de Caruaru
11/06 - Atrações gospel
12/06 - Walmir Silva, Nando Cordel, Banda Falamansa e Forró Kartucho
13/06 - Marlene do Forró,Genival lacerda, santanna e Mastruz com leite
14/06 - Renilda Cardoso, Azulão, Tom Oliveira e Dudu do Acordeon
15/06 - Festival do Violeiro
16/06 - Arraial da Rádio Farol FM
17/06 - Atrações a serem programadas por rádio ou TV
18/06 - Arraial da TV Asa Branca
19/06 - Irah caldeira, Território Nordestino, Luizinho de Irauçuba e Berinho e Banda
20/06 - Novinho da Paraíba, Petrúcio Amorim, Jorge de Altinho e Banda Magníficos
21/06 - Josildo Sá, Maciel Melo, Frank Aguiar e Zabumba Bacamarte
22/06 - Tropeiros do Forró e Forró Quentão
23/06 - Valdir Santos, Gilberto Gil, Ellifas Júnior e Chá de Zabumba
24/06 - Israel Filho, Amazan, Erisson Porto e Zé Ramalho
26/06 - Banda do Batista, Assisão, Sirano e Sirino e Nádia Maia
27/06 - Cheiro da Terra, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Banda Alternativa
28/06 - Karolinas com K, Cristina Amaral, Eliane e Soxote A
29/06 - Domingos Acioly, Waldonys, Flávio José e Cavalo de Pau
04/07 - Maria Lafaete, Almério e banda Zé do Estado, Alceu Valença e Pinga Fogo
10/07 - Petrúcio Amorim, Valdir Santos, Elifas Júnior e Geraldinho Lins
by jc on line Recife PE

Nenhum comentário: