REDES

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Música da França e Brasil em shows na Malakoff- RECIFE PE

A Torre Malakoff, no Bairro do Recife*

Música da França e Brasil em shows na Malakoff
Publicado em 28.10.2009, às 20h23
REPRODUÇÃO
Do JC Online
Depois do feriadão, um programação de peso promete agitar a primeira semana de novembro. E o melhor, de graça. A Torre Malakoff, no Bairro do Recife, recebe, na terça e quarta-feira, o Festival Station Brésil, como parte das comemorações do ano da França em terras brasileiras.

Artistas da cena contemporânea dos dois paises mesclam seus estilos, numa jan session que promete ser concorrida. Os interessados em assistir aos shows de nomes como Chico César, Naná Vasconcelos, Mariana Aydar e Zeca Baleiro; que fazem dobradinha com representantes da música francesa como Thierry Stremler, Spleen e Jeanne Cherhal, devem se antecipar: os ingressos serão distribuídos, no local, a partir das 17h.

O projeto tem o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). No primeiro dia do Station Brésil, a programação traz, a partir das 19h, o show de Siba e a Fuloresta em parceria com o francês Mathieu Boogaerts. Logo depois, o cantor pop Thierry Stremler e o paraibano Chico César sobem ao palco, mostrando as composições do seu último trabalho “Francisco Forró y Frevo”.

Para o encerramento do Festival Station Brésil, a organização programou a apresentação conjunta do francês Louis Bertignac com o cantor Zeca Baleiro. Antes porém, o público confere os pocket shows de Mariana Aydar e Spleen e Jeanne Cherhal e Fernanda Takai.


* A Torre Malakoff foi construída na época da heróica defesa da cidade de Sebastopol, durante a guerra da Criméia (1853-1855), ao sul da Ucrânia.
Sua função primitiva era a de Portão Monumental do arsenal da Marinha, possuindo em sua fachada um relógio fabricado na Inglaterra. Sob a cúpula, antes metálica, havia um maquinário que a fazia mover juntamente com uma luneta para proporcionar a observação dos astros.
Acredita-se que o nome Malakoff foi dado pela população, identificada com a resistência da Malakoff ucraniana, uma torre fortificada.

Atualmente, a Torre Malakoff funciona como um centro de referência da cultura em Pernambuco.
http://www.flickr.com/photos/ermo/3111342389/

Nenhum comentário: