REDES

quarta-feira, 6 de março de 2019

A CIDADE :UM POEMA QUE EVOCA A TERRA DE VOLUMES SIMPLES -Mailson Furtado Viana

-->






...
da cidade
eu não lembro

são duas a cada ano
uma verde
outra cinza
um livro de poemas
que dia é
noutro não é

da cidade
eu não lembro
é uma fotografia
que nunca é a mesma
uma hoje
outra amanhã eu fui
noutra década




Um homem brasileiro, nordestino – do interior –, mesmo em pleno século XXI, está entre os melhores poetas do brasil, segundo o prêmio Jabuti 2018 com a obra A Cidade – 2017, Ed. Independente. Destaco isto, origem do autor como do Nordeste, pois está segredado nas tramas das corporações livreiras e editoriais um certo preconceito contra os nordestinos, salvo aqueles que dão lucro, muito lucro, ou já possuem nome ou usam estratégias para fazê-los.

Mailson Furtado Viana, 27 anos, odontologista, nascido em Varjota, cidade do Ceará, mesorregião cearense. Vindo de família simples, classe média, foi reconhecido como o melhor poeta na edição do Prêmio Jabuti. Outras obras já estavam em circulação, como Sortimento (2012), Conto a Conto (2013) e Versos Pingados (2014).

Em mais de cinquenta anos, senão mais, o Jabuti não concedeu prêmios a publicação de autores independentes. O poeta de A Cidade escreveu, diagramou, ilustrou – da capa ao miolo, diga-se muito bem, simples e rica, sem maiores arabescos inúteis. Boa colaboração de Renancio C. Monte nas ilustrações ou tratativas.

O livro A Cidade é um único poema dividido em 4 partes presente, pretérito, pretérito mais que perfeito, com notas do próprio autor, tipo um apêndice e mais um posfácio, A cidade pelo arquivo dos pé aliás, título excelente por Dercio Braúna.

Em que pese sua formação na área da saúde o poeta sempre subiu nos galhos das árvores da poesia e sussurrou seu cantar qual ave assovieira que pulula para sentir novo acordes do vento e dizê-los também.

A Cidade é um grande poema, pela simplicidade e complexidade ao atingir o cenário do que chamo de “simples”, seus objetos, fatos de uma cidade, especificadamente do interior do Brasil, mas que tem seus intestinos iguais a muitas outras.

Não sei o porquê, seu poema me relembra a estrutura deslocadora de o Cão sem Plumas de João Cabral de Melo Neto, e só isto. Do mesmo modo, a catação de fonemas e estruturas de Zelins do Rego ou as peraltices de Manoel de Barros. Em nada o diminui, assim penso, ao inverso, fermenta-o. Quem ler se mela no que ler e exerce suas estruturas, nada mais rico!

Os cheiros untados nos vocábulos escolhidos do poema esparramam-se, dando roupagem nova ao verso. Seu álibi, a cidade, é apenas invólucro para uma antropologia densa, poética. O Homem é sua voltagem maior, sua caneca de matar sede.

eu me invado/em pitadas de saudades/do jardim de infância na tia cleide/do passeio domingo à tarde nas estradas do sombrio/do banho na beira do rio depois da aula/da escalada na barragem paulo sarasate/das traquinagens no quintal do vizinho/do roubo de tamarindos no caminho de casa/....
eu me invado/dentro de mim/a cidade me invade...

O poeta desliza por entre protocolos lexicais simples que radiografam o Brasil e por vezes o sintetiza como numa fotografia, ou o congela em poucos linhas e palavras construindo monumentos fatais, como assim:

eu me invado
dentro de mim
a cidade me invade

quando criança
minha cabeça barulhava
em não entender meu sangue
em não entender por que não tinha parentes na beira da esquina como metade da sala tinha

donde eu era

donde eu vinha (pag 55)


Mailson Furtado é um nome que pula alto no universo da poesia contemporânea. Peço que não corra, mesmo diante do espocamento bom de sua obra. A poesia vem de veneta e trabalho dos ventos da cabeça e das visagens do delírio. 







Nenhum comentário: