REDES

segunda-feira, 1 de abril de 2024

México: a esquerda pode chegar ao poder ...POR OUTRAS PALAVRAS

Foto publicado no site Mujer Mexicana

 

O MÉXICO É VALENTE E MEXE , MEXE E TÁ NAS URNAS E A ESQUERDA VAI.ISTO É BOM PARA A LATINA.FORÇA  GOVERNADORA.L.OBRADOR COM ELA.



Governadora por 6 anos da capital, Claudia Sheinbaum lidera a disputa pela presidência. Forjou-se nas revoltas estudantis. Propõe ampliar a opção pelas maiorias excluídas. Apoiada por López Obrador, está desafiada a ir muito além…


1º de outubro de 1991. O Stanford Daily noticia em sua primeira página um protesto de estudantes contra Carlos Salinas de Gortari, o presidente do México que discursou naquela universidade estadunidense para promover o neoliberalismo, do qual era um de seus principais e mais aplaudidos expoentes latino-americanos. O artigo é acompanhado por uma fotografia em preto e branco dos manifestantes. No centro está uma jovem mexicana de rosto altivo, cabelos presos atrás por uma faixa e camisa de manga curta que, com os braços enérgicos erguidos, exibe uma faixa em que lê: Fair Trade and Democracy Now! (Comércio Justo e Democracia Agora!). Ao lado, outro cartaz sugere fraude ao perguntar quantas pessoas mortas votaram nas eleições presidenciais mexicanas de 1988; em outro diz: “México, a ditadura perfeita”, frase que se tornou lugar-comum e que resume a vida política de um país em que o mesmo partido venceu durante décadas.

O nome da jovem é Claudia Sheinbaum Pardo. Ela é uma física de 29 anos que se formou na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e faz estágio acadêmico em Stanford. Na bagagem transfronteiriça carrega um intenso ativismo político que combina o seu recente protagonismo numa histórica greve universitária e o ativismo em favor dos direitos humanos e da democratização do país.

Três décadas depois, a cientista publica em suas redes sociais a capa amarelada do Stanford Daily para lembrar que durante toda a sua vida lutou contra o neoliberalismo. Que ela sempre foi uma liderança de esquerda. Essa congruência é um dos seus valores políticos.

LEIA TODA MATÉRIA EM-https://bit.ly/3VJPUqv

Nenhum comentário: