REDES

sábado, 6 de abril de 2024

O POETA DA INFÂNCIA TERMINOU A CAÇAROLA E FOI-SE,ACABOU ZIRALDO




                                                      FOTO DIVULGAÇÃO



 O POETA DA INFÂNCIA TERMINOU A CAÇAROLA E FOI-SE,ACABOU,ALIÁS

SÓ O LEMBRAMO,TEM DÉCADAS,S QUANDO SE VAI AO CAIXÃO,PENA!

O POETA DA INFÂNCIA TERMINOU A CAÇAROLA E FOI-SE,ACABOU

Ziraldo Alves Pinto foi um cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e é, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil. Wikipédia
Nascimento: 24 de outubro de 1932, Caratinga, Minas Gerais
Falecimento: 6 de abril de 2024 POR GOOGLE

POR UOL

"Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932, em Caratinga, estado de Minas Gerais. Seu nome é resultado da união entre os nomes de seus pais (Zizinha e Geraldo). Com seis anos de idade, publicou seu primeiro desenho, no jornal Folha de Minas. Com 12 anos, começou a escrever histórias em quadrinhos com o personagem capitão Tex.


Tinha 16 anos quando se mudou para o Rio de Janeiro, onde trabalhou, como ilustrador, para a revista Coração. Em 1949, publicou sua primeira história em quadrinhos. Já em 1954, trabalhou para o jornal Folha de Minas. Também estudava Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde se formou em 1957.


Logo depois fez uma viagem à Europa. De volta ao Brasil, não exerceu a profissão de advogado. Por essa época, também publicava nas revistas A Cigarra e O Cruzeiro. Foi um dos pioneiros das revistas em quadrinhos no Brasil quando editou, em 1960, a Turma do Pererê.


O cartunista começou a ser conhecido nacionalmente quando, em 1963, passou a desenhar para o Jornal do Brasil. No ano seguinte, com o início da Ditadura Militar, a Turma do Pererê deixou de ser publicada. Já em 1969, foi um dos fundadores do periódico O Pasquim, jornal sob a mira do regime militar."


Veja mais sobre "Ziraldo" em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/ziraldo.htm

Nenhum comentário: