REDES

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Claudia Sheinbaum é virtualmente eleita presidente do México por ICL NOTÍCIAS e X por C.Sheinbaum e AMLO

 




https://bit.ly/4bIJTzC

Progressista Claudia Sheinbaum é virtualmente eleita presidente do México

Ela se torna não só a primeira mulher presidente no México, mas também a primeira em toda a América do Norte

Resultados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional Eleitoral (INE) do México mostram a liderança Claudia Sheinbaum, ex-prefeita da Cidade do México, 59,5% dos votos na eleição presidencial, com 31% apurados.

Dessa forma, ela virtualmente está eleita como chefe do Executivo mexicano, levando o partido de esquerda Morena, do atual presidente e seu padrinho político Andrés Manuel López Obrador, a mais seis anos no poder.

Sheinbaum se torna não só a primeira mulher presidente no México, mas também a primeira em toda a América do Norte. Além disso, tudo indica que ela será a chefe do governo mexicana com maior número de votos da história.

Segundo as primeiras apurações do INE, a candidata oficial tem percentuais que variam de 58,3% a 60,7% dos votos e uma vantagem de cerca de 30 pontos percentuais sobre a segunda colocada, Xóchitl Gálvez, senadora de centro-direita de origem indígena.

Na noite deste domingo (2), o presidente Andrés Manuel López Obrador felicitou Claudia Sheinbaum pela sua vitória virtual nas eleições presidenciais.

“Um abraço carinhoso e afetuoso. O nome do México foi colocado novamente nas alturas. É um orgulho ser mexicano”, disse o presidente.

Em uma praça central da Cidade do México, a virtual vencedora agradeceu aos mexicanos que votaram a favor de seu projeto político.

“Comprometo-me a governar com humildade e responsabilidade, este triunfo do povo mexicano é o triunfo da revolução das consciências. Graças ao povo do México, este é o seu triunfo”, disse Sheibaum.


Quem é Claudia Sheinbaum

Ela se apresenta como a continuidade da Quarta Transformação, como é chamado o processo político do atual presidente Andrés Manuel López Obrador, que tem um índice de aprovação de 66%. Foi candidata da coalizão progressista Sigamos Haciendo Historia — formada pelo Morena, pelo Partido del Trabajo (PT) e pelo Partido Verde Ecologista de México (PVEM).

O resultado consolida o primeiro projeto progressista após mais de 80 anos ininterruptos de governos conservadores na segunda maior economia da América Latina.

Formada em física, Sheinbaum foi prefeita da Cidade do México de 2018 a 2023, período em que sua administração foi marcada por diversas iniciativas e desafios. Tem origem judaica.

LEIA MAIS EM :https://bit.ly/4bIJTzC


abaixo por X

Gracias presidente Andrés Manuel Lopez Obrador. Este 2 de junio el pueblo de México nuevamente ha dado una lección de democracia y dignidad y una vez más estamos haciendo historia. ¡Viva México!


Hoy es un día de gloria porque el pueblo de México decidió libre y democráticamente que Claudia Sheinbaum se convierta en la primera mujer presidenta en 200 años de vida independiente de nuestra República. Felicidades a todas y todos los que tenemos la dicha de vivir en estos tiempos estelares de orgullo y transformación.



Nenhum comentário: