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terça-feira, 20 de novembro de 2018

Nobel alternativo de literatura

Não creio  muito nestes tipos de prêmios, mas aqui vai.Na verdade estas premiações alternativas nada mais são estratégias de marketing dos editores para vender....vender.Não vai aqui críticas aos autores.Paulo Vasconcelos







Patti Smith, emocionada em sua atuação na cerimônia de entrega do Prêmios Nobel.  AFP

Nobel alternativo de literatura: muitas mulheres e nenhum autor de língua portuguesa na lista

https://bit.ly/2PGB1o7

J.K. Rowling, Margaret Atwood, Patti Smith, Chimamanda Ngozi Adichie e Don DeLillo estão entre os 46 indicados ao prêmio, que será decidido em outubro



 Patti Smith, Margaret Atwood, Chimamanda Ngozi Adichie, Don DeLillo, Neil Gaiman e Louis Édouard estão entre os 46 candidatos que disputarão o Prêmio Nobel Alternativo, uma iniciativa concebida por uma centena de escritores, atores, jornalistas e outras figuras culturais depois da inédita decisão da Academia Sueca de não entregar o Prêmio Nobel de Literatura em 2018, por causa do escândalo de abusos sexuais que envolveram o dramaturgo Jean-Claude Arnault, vinculado à instituição através de seu clube literário e marido de uma de suas integrantes, Katarina Frostenson. O prêmio deixou de ser concedido em sete ocasiões: 1914, 1918, 1935, e entre 1940 e 43.
Uma nova instituição, chamada New Academy, entregará o seu próprio prêmio em 14 de outubro, seguindo o mesmo cronograma do Nobel oficial. “Fundamos a New Academy para recordar que a literatura e a cultura, em geral, deveriam promover a democracia, a transparência, a empatia e o respeito, sem privilégios, preconceitos por arrogância ou sexismo”, disseram seus membros ao jornal britânico The Guardian em julho do ano passado.
Entre os indicados também estão Paul Auster, Haruki Murakami e Oz Amos, embora mais de metade seja de mulheres. E nenhum escritor em língua portuguesa. O objetivo da New Academy é procurar escritores que tenham contado a história “dos seres humanos no mundo”, em contraste com o Nobel, que tem a intenção de honrar o autor que tiver escrito, nas palavras do testamento de Alfred Nobel, “a obra mais destacada em uma direção ideal”.
A New Academy lançou nesta quinta-feira a votação pública, e os quatro autores mais populares serão submetidos ao escrutínio de um júri dirigido por Ann Pålsson (editora), Lisbeth Larsson (professora da Universidade de Gotemburgo) e Gunilla Sandín (bibliotecária). O ganhador será anunciado em outubro, o mesmo mês em que tradicionalmente se concede o Nobel.



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domingo, 18 de novembro de 2018

Brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil!


 



'O Brasil foi o ultimo país do Ocidente a abolir a escravidão. Fonte-BBC-Museu Paulista USP



Nos dias  que ora atravessamos, é importante a Leitura desta matéria da BBC. BR.Apesar de sermos um dos países de maior população negra e com milhões de descendentes,  mesmo amorenados e ou branqueados pela miscigenação, não nos reconhecemos como tal. Poucos sabemos de nós, de nossa história, mas a genética é fatal.O país esconde ser um dos mais preconceituosos do mundo e persegue, prende e mata. Fomos atrasados na Abolição e firmamos leis hipócritas que não se cumprem. Escondemos líderes que lutaram pelo fim da escravatura, como estes apontados aqui, na reportagem abaixo.Poucas homenagens são feitas a Zumbi dos Palmares.Não temos memória e, portanto, não exercemos nossa democracia cidadã.Muito se falou dos negros na economia do nordeste, entretanto,  nada, quase nada se alude a participação de nós negros na economia sudestina especialmente em São Paulo, na economia cafeeira, açucareira e dos laranjais.O mesmo ocorrendo no Rio de Janeiro, e de igual modo no Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do sul.Depois do nordeste o sudeste tem a maior população negra, mas não nos enxergamos como tal.vide-https://bit.ly/2Gze2lk.



Muito além da princesa Isabel, 6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil






Ilustração brasileiros que lutaram contra a aboliçãoDireito de imagemANDRÉ VALENTE | BBC BRASIL
Image captionBatalha pela abolição já ocorria nas províncias brasileiras anos antes da assinatura da Lei Áurea, e reunia escravos, negros libertos, pessoas da classe média e da alta sociedade

O fim da escravidão no Brasil completa 130 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º, assinou a Lei Áurea, decretando a abolição - sem nenhuma medida de compensação ou apoio aos ex-escravos.
A decisão veio após mais de três séculos de escravidão, que resultaram em 4,9 milhões de africanos traficados para o Brasil, sendo que mais de 600 mil morreram no caminho.
Mas a abolição no Brasil está longe de ter sido uma benevolência da monarquia. Na verdade, foi resultado de diversos fatores, entre eles, o crescimento do movimento abolicionista na década de 1880, cuja força não podia mais ser contida.
Entre as formas de resistência, estavam grandes embates parlamentares, manifestações artísticas, até revoltas e fugas massivas de escravos, que a polícia e o Exército não conseguiam - e, a partir de certo ponto, não queriam - reprimir. Em 1884, quatro anos antes do Brasil, os Estados do Ceará e do Amazonas acabaram com a escravidão, dando ainda mais força para o movimento.
A disputa continuou no pós-libertação, para que novas políticas fossem criadas destinando terras e indenizações aos ex-escravos - o que nunca ocorreu.




Luís Gonzaga Pinto da Gama nasceu em 1830, em Salvador, filho de mãe africana livre e pai branco de origem portuguesa. Quando o menino tinha quatro anos, sua mãe, Luísa, teria participado revolta dos Malês, na Bahia, pelo fim da escravidão.
Uma reviravolta ocorreu quando Gama tinha dez anos: ficou sob cuidados de um amigo do pai, que o vendeu como escravo. O menino "embarcou livre em Salvador e desembarcou escravo no Rio de Janeiro", escreve a socióloga Angela Alonso no livro Flores, Votos e Balas, sobre o movimento abolicionista. Depois, foi levado para São Paulo, onde trabalhou como escravo doméstico. "Aprendi a copeiro, sapateiro, a lavar e a engomar roupa e a costurar", escreveu o baiano.




Retrato de Luís Gama, o ex-escravo que se tornou advogado de escravosDireito de imagemACERVO BIBLIOTECA NACIONAL - BRASIL
Image captionCalcula-se que Luís Gama tenha ajudado a libertar cerca de 500 escravos

Aos 17 anos, Gama aprendeu a ler e escrever com um estudante de direito. E reivindicou sua liberdade ao seu proprietário, afinal, nascera livre, livre era.
Em São Paulo, Gama se tornou rábula (advogado autodidata, sem diploma) e criou uma nova forma de ativismo abolicionista: entrava com ações na Justiça para libertar escravos. Calcula-se que tenha ajudado a conseguir a liberdade de cerca de 500 pessoas.
Gama usava diversos argumentos para obter a alforria. O principal deles era que os africanos trazidos ao Brasil depois de 1831 tinham sido escravizados ilegalmente. Isso porque naquele ano foi assinado um tratado de proibição do tráfico de escravos. Mais de 700 mil pessoas tinham entrado no país nessas condições. Apenas em 1850 o tráfico de escravos foi abolido definitivamente.
"As vozes dos abolicionistas têm posto em relevo um fato altamente criminoso e assaz defendido pelas nossas indignas autoridades. A maior parte dos escravos africanos (...) foram importados depois da lei proibitiva do tráfico promulgada em 1831", disse Gama na época.
O advogado ainda entrou com diversos pedidos de habeas corpus para soltar escravos que estavam presos, acusados, sobretudo, de fuga. Ainda trabalhou em ações de liberdade, quando o escravo fazia um pedido judicial para comprar sua própria alforria - o que passou a ser permitido em 1871, em um dos artigos da Lei do Ventre Livre.
Luís Gama morreu em 1882, sem ver a abolição. Seu funeral, em São Paulo, foi seguido por uma multidão. "Quanto galgara Luís Gama, de ex-escravo a morto ilustre, em cujo funeral todas as classes representavam-se. Comércio de porta fechada, bandeira a meio mastro, de tempos em tempos, um discurso; nas sacadas, debruçavam-se tapeçarias, como nas procissões da Semana Santa", relata Alonso.
Na hora do enterro, alguém gritou pedindo que a multidão jurasse sobre o corpo de Gama que não deixaria morrer a ideia pela qual ele combatera. E juraram todos.

Maria Tomásia Figueira Lima, a aristocrata que lutou para adiantar a abolição no Ceará

Filha de uma família tradicional de Sobral (CE), Maria Tomásia foi para Fortaleza depois de se casar com o abolicionista Francisco de Paula de Oliveira Lima. Na capital, tornou-se uma das principais articuladoras do movimento que levou o Estado a decretar a libertação dos escravos quatro anos antes da Lei Áurea.
Segundo o Dicionário de Mulheres do Brasil, ela foi cofundadora e a primeira presidente da Sociedade das Cearenses Libertadoras que, em 1882, reunia 22 mulheres de famílias influentes para argumentar a favor da abolição.
Ao fim de sua primeira reunião, elas mesmas assinaram 12 cartas de alforria e, em seguida, conseguiram que senhores de engenho assinassem mais 72.
As mulheres conseguiram, inclusive, o apoio financeiro do imperador Pedro 2º para a iniciativa. Juntamente com outras sociedades abolicionistas da época, elas organizaram reuniões abertas com a população, promoviam a libertação de escravos em municípios do interior do Ceará e publicavam textos nos jornais pedindo a abolição em toda a província.
Maria Tomásia estava presente na Assembleia Legislativa no dia 25 de março de 1884, quando foi realizado o ato oficial de libertação dos escravos do Ceará, que deu força à campanha abolicionista no país.




Pintura da sessão parlamentar que aboliu a escravidão no Ceará, em 1884; há homens e mulheres dentro do ParlamentoDireito de imagemACERVO BIBLIOTECA NACIONAL - BRASIL
Image captionNessa pintura da sessão parlamentar que aboliu a escravidão no Ceará, em 1884, é possível ver diversas mulheres entre os homens

André Rebouças, o engenheiro que queria dar terras aos libertos

André Rebouças nasceu na Bahia, em 1838, em uma família negra, livre, e incluída na sociedade imperial. Quando jovem, estudou engenharia e começou a trabalhar na área. Foi responsável por diversas obras de engenharia importantes no país, como a estrada de ferro que liga Curitiba ao porto de Paranaguá. Conquistou posição social e respeito na corte. A Avenida Rebouças, importante via em São Paulo, é uma homenagem a André e a seu irmão Antonio, também engenheiro.
Em uma das obras de que participou, outro engenheiro pediu que Rebouças libertasse o escravo Chico, que era operário e tinha sido responsável pelos trabalhos hidráulicos. "Foi quando sua atenção recaiu sobre o assunto", escreve Angela Alonso, também em Flores, Votos e Balas. Chico foi, então, libertado.
"Sou abolicionista de coração. Não me acusa a consciência ter deixado uma só ocasião de fazer propaganda para a abolição dos escravos, e espero em Deus não morrer sem ter dado ao meu país as mais exuberantes provas da minha dedicação à santa causa da emancipação", discursou certa vez Rebouças, na presença do imperador Pedro 2º.




Retrato de André RebouçasDireito de imagemMUSEU AFRO BRASIL
Image captionAndré Rebouças era adepto de uma reforma agrária que concedesse terras para os ex-escravos

Na década de 1870, Rebouças se engajou na campanha pelo fim da escravidão. Participou de diversas sociedades abolicionistas e acabou se tornando um dos principais articuladores do movimento. Um de seus papéis foi fazer lobby - uma ponte entre os abolicionistas da elite e as instituições políticas, para quem executava obras de engenharia.
As ideias de Rebouças incluíam não apenas o fim da escravidão. Ele propunha que os libertos tivessem acesso à terra e a direitos, para serem integrados, não marginalizados. "É preciso dar terra ao negro. A escravidão é um crime. O latifúndio é uma atrocidade. (...) Não há comunismo na minha nacionalização do solo. É pura e simplesmente democracia rural", proclamou Rebouças.
O engenheiro também se opunha ao pagamento de indenização para os senhores de escravos em troca da liberdade - para Rebouças, isso seria uma forma de validar que uma pessoa fosse propriedade da outra.
Apoiador da monarquia e da família real brasileira, Rebouças foi ainda um dos responsáveis pela exaltação da Princesa Isabel como patrona da abolição.

Adelina, a charuteira que atuava como 'espiã'

Filha bastarda e escrava do próprio pai, Adelina passou a vender charutos que ele produzia nas ruas e estabelecimentos comerciais de São Luís (MA). Suas datas de nascimento e morte não são conhecidas. Seu sobrenome, também não.
Como escrava criada na casa grande, Adelina aprendeu a ler e escrever. Trabalhando nas ruas, assistia a discursos de abolicionistas e decidiu se envolver na causa.




Ilustração AdelinaDireito de imagemANDRÉ VALENTE | BBC BRASIL
Image captionComo não há registros fotográficos de Adelina, a charuteira, ilustração foi baseada em fotografias de escravas minas que viviam no Maranhão na época

De acordo com o Dicionário da Escravidão Negra no Brasil, de Clóvis Moura (Edusp), Adelina enviava à associação Clube dos Mortos - que escondia escravos e promovia sua fuga - informações que conseguia sobre ações policiais e estratégias dos escravistas.
Aos 17 anos, Adelina seria alforriada, segundo a promessa que seu senhor fez a sua mãe. Mas, segundo o Dicionário, isso não aconteceu.

Dragão do Mar, o jangadeiro que se recusou a transportar escravos para os navios

O jangadeiro e prático (condutor de embarcações) Francisco José do Nascimento (1839-1914), um homem pardo conhecido como Dragão do Mar, foi membro do Movimento Abolicionista Cearense, um dos principais da província, a primeira do Brasil a abolir a escravidão.
Em 1881, o Dragão do Mar comandou, em Fortaleza, uma greve de jangadeiros que transportavam os negros e negras escravizados para navios que iriam para outros Estados do Nordeste e para o Sul do Brasil. O movimento conseguiu paralisar o tráfico negreiro por alguns dias.




Ilustração Dragão do MarDireito de imagemANDRÉ VALENTE | BBC BRASIL
Image captionFrancisco José do Nascimento se recusou a transportar escravos das praias de Fortaleza para navios negreiros

Com o comércio de escravizados impedido nas praias do Ceará, Nascimento foi exonerado do cargo, segundo o registro de Clóvis Moura. E se tornou símbolo da batalha pela libertação dos escravos.
Depois da abolição, ele tornou-se Major Ajudante de Ordens do Secretário Geral do Comando Superior da Guarda Nacional do Estado do Ceará e morreu como primeiro-tenente honorário da Armada, em 1914.

Maria Firmina dos Reis, a primeira escritora abolicionista

A maranhense Maria Firmina (1825-1917) era negra e livre, "filha bastarda", mas formou-se professora primária e publicou, em 1859, o que é considerado por alguns historiadores o primeiro romance abolicionista do Brasil, Úrsula. O livro conta a história de um triângulo amoroso, mas três dos principais personagens são negros que questionam o sistema escravocrata.
A escritora assinava o livro apenas como "Uma maranhense", um expediente comum entre mulheres da época que se aventuravam no mercado editorial, e só agora começa a ser descoberto pelas universidades, segundo a professora de literatura brasileira da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Constância Lima Duarte.




Ilustração Maria FirminaDireito de imagemANDRÉ VALENTE | BBC BRASIL
Image captionRomance de Maria Firmina dos Reis é considerado o primeiro a trazer o ponto de vista de personagens negros no Brasil escravocrata

Maria Firmina também publicava contos, poemas e artigos sobre a escravidão em revistas de denúncia no Maranhão.
De acordo com o Dicionário de Mulheres do Brasil: de 1500 Até a Atualidade (Ed. Zahar), ela criou, aos 55 anos de idade, uma escola gratuita e mista para crianças pobres, na qual lecionava. Maria Firmina morreu aos 92 anos, na casa de uma amiga que havia sido escrava.

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

-ÁGUA -----Foi derrubada a Medida Provisória 844/2018 – MP da sede, da conta alta e da poluição Capturas do facebook





Regina Dalcastagnè
“Ontem a sociedade brasileira teve uma vitória muito importante, sem dúvida a mais importante derrota do consórcio Temer/Bolsonaro até agora. Foi derrubada a Medida Provisória 844/2018 – MP da sede, da conta alta e da poluição – retomada na câmara dois dias após o segundo turno, com muita ganância dos deputados que estavam ali para representar interesses das grandes corporações mundiais da privatização da água e do saneamento básico. Logo na primeira reunião da comissão mista, agiram com uma sucessão de golpes como se pudessem fazer de tudo sem cumprir a lei, sem respeitar os direitos do povo e o meio ambiente.
O que eles não esperavam era a pronta reação e o contra-ataque que levou à organização da primeira resistência vitoriosa pós eleições. Em Brasília, o Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama) cumpriu sua mais importante missão após a realização do encontro em março de 2018. Em poucos dias organizou um manifesto que unificou diversos setores e foi assinado por dezenas de movimentos sociais de luta por moradia e saneamento, pela democracia, pelas reformas urbana e agrária, pelo trabalho, assistência social, educação, paz e justiça social; entidades locais, nacionais e internacionais de trabalhadores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós, indígenas, mulheres e LGBT.
O Fama mobilizou um grupo de pessoas com consciência dos direitos de todo o povo brasileiro à água e ao saneamento básico, que foram com muita humildade para a câmara dialogar com deputados, assessores e demais trabalhadores do legislativo sobre os retrocessos sociais que a medida causaria. Foram tomados os gabinetes de parlamentares da oposição, mas também das bases do consórcio Temer e Bolsonaro, os corredores e o Salão Verde com o objetivo de denunciar e impedir:
(i) a ampliação da desigualdade no acesso à água e ao saneamento básico;
(ii) que a privatização aumentasse as tarifas e ao mesmo tempo a exclusão das pessoas que vivem nas quebradas, periferias, pequenas cidades e das populações das águas do campo e das florestas;
(iii) a ampliação das taxas de mortalidade infantil e de epidemias de febre amarela, dengue, zika, chikungunya, cólera, hepatite A, febre tifoide, leptospirose dentre outras doenças de veiculação hídrica.
(iv) que experiências mal sucedidas de privatização, no Brasil e no mundo, fossem replicadas em todo o país, a exemplos de Manaus, Cuiabá, Tocantins, Buenos Aires, La Paz, Maputo, Paris, Berlim, Budapeste, dentre outras em todo o mundo, inclusive com centenas delas reestatizadas após a piora na qualidade, aumento de tarifas e não cumprimento dos contratos;
(v) que as dispensas de licenciamento ambiental causassem impactos e riscos às comunidades, às águas e ao meio ambiente, e até mesmo outros desastres ambientais como ocorreu em Mariana e na Bacia do Rio Doce.
Além da mobilização do Fama, centenas de trabalhadores de água e saneamento do DF e de todas as regiões do Brasil, organizados nos sindicatos, na Federação Nacional dos Urbanitários, e na Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, vieram a Brasília para manifestar contra a medida provisória e todos os impactos que ela causaria à sociedade e ao meio ambiente.
Toda essa mobilização deu suporte essencial para que as deputadas e deputados realmente comprometidos com os direitos do povo brasileiro pudessem enfrentar e vencer as duras batalhas contra o batalhão de choque do consórcio Temer/Bolsonaro. Importante destacar os papéis essenciais dos parlamentares do PCdoB, PSOL, PT, PDT e PSB que mobilizaram suas bancadas e também os outros deputados que impediram o desastre da aprovação da MP da sede, da conta alta e da poluição.
Esta batalha vitoriosa, que mobilizou sociedade e parlamentares em uma possível frente em defesa da democracia, dos direitos do povo e do meio ambiente, deve ser fortalecida e vista como uma experiência exitosa que poderá inspirar outras batalhas e outras lutas”.